Qual é a diferença entre falcão e Gavião?

Perguntado por: tantunes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Falcões têm asas mais estreitas e voam mais reto, o que lhes permite penetrar em florestas com facilidade; já gaviões e águias possuem asas arredondadas e preferem pairar no ar. Os falcões preferem usar o bico para aniquilar suas presas, enquanto os gaviões e as águias utilizam mais as garras afiadas.

Possuem ampla distribuição e cerca de 20 espécies são encontradas em território nacional. Os falcões que ocorrem no Brasil podem ser divididos em três subgrupos: Falcões verdadeiros: Inclui todos os falconídeos que pertencem ao gênero Falco.

águia

Dentre os animais mais fortes do mundo, está a águia, elas são as aves mais fortes que existem. Uma águia é capaz de levantar objetos com até 4 vezes o próprio peso, durante o voo.

o corvo

Entre as espécies, o corvo é quem mais se destacou, tido hoje como o pássaro mais inteligente do mundo. Um estudo da Universidade de Auckland observou a capacidade da espécie de utilizar uma série organizada de ferramentas para obter alimentos.

Saíra-apunhalada

É no alto das árvores da Mata Atlântica do Espírito Santo que vive uma das espécies de ave mais ameaçadas de extinção em todo o mundo: trata-se da Saíra-apunhalada, espécie encontrada apenas na região de Santa Teresa e na Mata dos Caetés, localizada entre as cidades de Castelo e de Vargem Alta, no Sul do estado.

Sendo a águia a maior, e o falcão o mais pequeno. Outra grande diferença é: O tipo de voo, águia-voo planado, falcão-voo em velocidade e gavião-voo acrobático. A forma de matar também é diferente, as águias e gaviões, matam com as garras, e o falcão com o bico, as garras servem só para agarrar.

Mas o grande vencedor é mesmo a águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), que consegue focalizar um ratinho tentando se esconder no gramado enquanto voa a 5 mil metros de altitude.

Gavião-Real
Embora não seja uma das maiores aves predadoras do planeta, é considerado a mais forte.

ele desce com as asas fechadas caindo em queda livre como se fosse um torpedo um míssil em direção à presa momento em que pode ultrapassar. os 300 ou até 350. km por hora o. impacto contra as presas editar ordem que a maioria morre.

Harpia harpyja

O gavião-real (Harpia harpyja) é a maior ave de rapina do Brasil. Além de maior, é considerada uma das mais interessantes e raras aves, pois vive solitária (exceto na época de acasalamento). O gavião-real vive em montanhas, nas margens de rios e lagos e até mesmo à beira-mar.

Seis aves quase fiéis pela vida toda

  • Pinguim-saltador-da-rocha. Esta espécie de pinguins permanece fiel mesmo quando o parceiro está a quilômetros de distância, verificaram pesquisadores com a ajuda de pequenos transmissores. ...
  • Chapim-azul. ...
  • Cisnes. ...
  • Gansos. ...
  • Papagaios. ...
  • Cegonhas.

o corvo

O único pássaro que se atreve a atacar uma águia é o corvo. Ele senta sobre suas costas e morde seu pescoço. No entanto, a águia não responde e nem luta, não perde tempo e nem gasta sua energia com ele!

Periquito-australiano
Detentor de um recorde no Guinness World Records em 1995 por desenvolver um vocabulário de 1728 palavras, o periquito-australiano é uma espécie especial de pássaro inteligente que tem um grande potencial de aprendizado.

Águia-de-asa-redonda

1º – Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Por fim, temos a rainha da visão de longo alcance, esta incrível águia européia. Assim, consegue enxergar roedores a 5 mil metros de altitude, facilitando a caça. De fato, seu foco visual é superior às demais espécies.

Os corvos, as cacatuas e os estorninhos são os exemplos mais conhecidos”, conta. Outro bicho curioso é a ave-lira, que consegue não só imitar a voz humana, mas até o som uma buzina de automóvel!

café do Jacu

O café do Jacu — uma ave nativa da Mata Atlântica e ameaçada de extinção — é considerado o mais caro do Brasil e está entre os mais caros do mundo.

beija-flor

O beija-flor é uma das aves mais conhecidas no nosso território. É uma espécie muito vista nas cidades se alimentando de néctar de flores. Esse processo acontece graças ao bico fino, comprido, e à língua bifurcada, que consegue alcançar o líquido.

Entre os mais populares está o sabiá-laranjeira, também conhecido como sabiá-amarelo. Ele é considerado o pássaro mais conhecido do Brasil e, desde 2002, é oficialmente um símbolo do país, por ser uma espécie que faz parte da vida dos brasileiros no campo e na cidade.

Gaviões e Falcões

  • Gavião-bombachinha-grande - Accipiter bicolor (Vieillot, 1817) ...
  • Gavião-de-cauda-curta - Buteo brachyurus Vieillot, 1816. ...
  • Gavião-pedrês - Buteo nitidus (Latham, 1790) ...
  • Gavião-bombachinha - Harpagus diodon (Temminck, 1823) ...
  • Gavião-de-cabeça-cinza - Leptodon cayanensis (Latham, 1790)