Qual é a diferença entre excreção e secreção?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.

Os excrementos são as substâncias que não foram utilizadas na digestão, e são eliminadas nas fezes, já as excretas, são liberadas na corrente sanguínea, passando pelos rins (filtros), e depois eliminadas na urina.

O processo de remoção de resíduos é chamado de excreção. A Excreção é o processo pelo qual um organismo elimina os resíduos produzidos como resultado dos processos metabólicos do corpo. É também uma característica importante dos organismos vivos.

Classificação quanto ao tipo de excreta

  • Amoniotélicos (animais que excretam amônia)
  • Ureotélicos (animais que excretam ureia)
  • Uricotélico (animais que excretam ácido úrico)

A excreção garante a homeostase - equilíbrio interno do organismo. Ela faz isso por meio do controle do volume de água, eliminação dos resíduos resultantes da quebra de proteínas e do ácido nucleico. A principal excreta presente na urina é a ureia. Contudo, outras substâncias podem ser identificadas neste líquido.

Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio.

Na medicina ocidental, estase significa o estado no qual o fluxo normal de um líquido corporal para. Por exemplo, o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos ou o fluxo do conteúdo intestinal através do trato digestivo.

Uma vez que entram na célula, essas substâncias são digeridas e suas sobras precisam ser eliminadas, assim como outros resíduos de atividades da célula. A essa eliminação coletiva que é feita pelas células, dá-se o nome de secreção. De certa forma, é comum que o corpo produza secreção.

A excreção ou eliminação da urina se inicia nos rins, que têm a função de filtrar o sangue, retirando todas as substâncias que podem ser tóxicas presentes. Após filtrado, o sangue retorna para circular por todo o organismo, enquanto todas as impurezas são levadas pelos ureteres até a bexiga.

Apesar de a palavra “excreta” parecer “combinar” com as fezes, elas não fazem parte da excreção. As fezes nada mais são que restos de comida não aproveitados pelo organismo. A palavra excreta só é utilizada para se referir a substâncias que passaram pelo interior das células, como a ureia e o gás carbônico.

Os órgãos responsáveis pela filtração do sangue e pela remoção das excreções nitrogenadas são os rins, que associados a outros órgãos e estruturas relacionadas à excreção constituem o sistema excretor. Os rins removem sais, ureia, ácido úrico e outras substâncias que estejam em excesso no organismo.

Eliminação para o exterior do organismo de secreções ou de produtos residuais pelos canais excretores ou pelas vias naturais.

Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...

A excreção ocorre quando a urina é eliminada do corpo, através da micção.

O sistema excretor está relacionado com a eliminação de substâncias tóxicas e em excesso no nosso corpo por meio da produção da urina. O sistema excretor é o responsável por garantir que as diversas substâncias encontradas em excesso no corpo e os produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados.

O suor é um líquido inodoro produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. Ele tem a função de refrigerar o corpo. O suor é um líquido inodoro produzido pelas glândulas sudoríparas.

A excreção desempenha importante papel nos seres vivos, pois além de realizar a eliminação de resíduos, atua na osmorregulação corporal .

O corrimento normal é incolor ou levemente branco-amarelado, sem odor e, dependendo do período do ciclo hormonal, pode ser mais viscoso ou líquido.

A secreção vaginal normal é de coloração esbranquiçada ou rala e transparente, sem nenhum tipo de odor.

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.