Qual é a diferença entre Eva e Maria?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Maria tem um estatuto singularizado, enquanto que Eva, directamente implicada na desobediência inerente ao Pecado Original, se afirma na sua natureza pecaminosa por contraste à natureza perfeita e inatingível de Maria.

Nossa Senhora
"[É quando] Maria recebe o título de Thotòkos, a Mãe de Deus, dogma que define explicitamente a maternidade divina de Maria.

Há muito simbolismo na forma como Eva foi criada. Deus a fez da costela de Adão, mostrando que ela foi criada igual a ele. Ela não foi feita de um osso em sua cabeça, significando superioridade, ou de um osso de pé, indicando inferioridade. Eva, a primeira mulher, era muito diferente de Adão.

Maria nos aponta a direção das virtudes evangélicas (Lc 1,26-38) Maria é a serva do Senhor. Hoje, celebramos Nossa Senhora Rainha coroada como rainha do Céu e da Terra.

Sacramentos
O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

É Maria, a serva do Senhor! Deus é aquele que exalta os humilhados e humilha aqueles que se exaltam. Maria, por toda a sua vida, foi uma mulher que se colocou como serva, comportou-se como uma discípula do Senhor Jesus, a filha de Deus Pai que seguiu os passos do Mestre Jesus. Ela é a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador.

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

Em Supernatural, a atriz Emily Swallow interpreta a irmã de Deus, chamada de A Escuridão. De acordo com o primeiro versículo da Bíblia, a primeira ação de Deus foi criar os céus e a Terra. Para a série Supernatural, no entanto, houve algo antes disso, um ser chamado de A Escuridão, a irmã de Deus.

Maria

Isabel era prima de Maria, que viria a ser a mãe do Senhor Jesus. Nesse contexto, as duas mulheres conceberam os filhos no mesmo período.

Maria Auxiliadora deixa sua filha aos cuidados de um sacerdote enquanto vai ao hospital. Para entreter a criança, o religioso conta a história de Maria, a mãe de Jesus Cristo.

Eva foi a primeira mãe da história, a mãe de todos os seres humanos.

16 E à amulher disse: bMultiplicarei grandemente a tua cdor e a tua concepção; com dor darás à luz dfilhos; e o teu desejo será para o teu emarido, e ele te fdominará.

Maria intercede por nós (Lc 1,39-47)

Sendo assim, as imagens sagradas não podem ser consideradas do próprio Deus, muito menos “mágicas”. “Podemos, porém, venerar quem representam e aprender com elas o seu significado maior, pois os objetos sagrados são separados (consagrados) para representar o Mistério de Cristo e sua Igreja.

Portanto, quando dizemos “Maria Passa na Frente”, na verdade estamos pedindo para que ela coloque Jesus na frente. Além disso, a sua mão direita está colocada para trás e isso representa um nobre gesto. É como se ela dissesse a nós: “Venha, segure a minha mão que vou te levar sob a minha proteção”.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.