Qual é a diferença entre raça e etnia?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

Etnia: significado
Etnia (do grego ethhis, “povo”) é, comumente falando, um grupo de pessoas que têm em comum algumas características socioculturais e biológicas.

Na atual classificação do IBGE, a respeito do quesito "cor ou raça", encontram-se as seguintes categorias: brancos, pardos, pretos, amarelos e indígenas.

Considerando que o sistema de classificação por cor ou raça da população utilizado atualmente pelo IBGE nas suas pesquisas domiciliares, constam cinco categorias: branca, preta, amarela, parda e indígena.

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas.

A palavra etnia diz respeito aos indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, ou seja, língua, religião e modos de agir.

Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo.Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, incluindo língua, raça, religião etc. O termo não é sinônimo de raça, pois a palavra raça tem um sentido exclusivamente biológico.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

Entre as etnias e nacionalidades que compõem o povo brasileiro estão os negros africanos, os portugueses, os holandeses, os italianos, os japoneses, os árabes, além dos nativos indígenas do nosso território.

No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.

A maneira mais simples e direta é através do teste de DNA. O DNA contém pistas genéticas que permitem detectar os diferentes países de origem dos seus ancestrais. A outra maneira é por meio de uma pesquisa genealógica, para rastrear a herança familiar nos países de origem.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

1. Vira-latas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest de São Paulo, os cães SRD (sem raça definida) estão entre os favoritos para os brasileiros e são os mais presentes nos lares. A notícia é animadora, apesar dos altos números de vira-latas presentes em abrigos ou morando nas ruas.

Termo utilizado para se referir às pessoas indígenas ou de origem indígena, pode ser um termo ofensivo.

A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus.

Heritage Scanner é uma aplicação móvel que realiza uma pesquisa genealógica a partir de suas fotos salvas ou mesmo utilizando sua câmera para rastrear suas origens. Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance.