Qual é a diferença entre eterno e infinito?

Perguntado por: nhilario8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Eterno é aquele que não tem começo e nem fim. Existe desde sempre é para sempre. Infinito é aquele que não tem limites, não se consegue limitar onde começou e até onde se estende. Exemplificando, pensemos em Deus, no Espírito e no Universo.

"Quanto tempo dura o eterno? Às vezes apenas um segundo." (Alice no País das Maravilhas). Num determinado percurso da vida, os segundos passam a ter um valor incalculável. A maturidade é capaz de se desfazer do ímpeto de querer quantificar tudo e alcançar aos dias um outro significado.

No cristianismo, por exemplo, uma das religiões mais propagadas no mundo ocidental, a figura de Deus é considerada eterna, (tanto que também é chamado de "Pai Eterno"), pois está presente no Universo desde antes da sua criação e, de acordo com a doutrina, permanecerá vivo mesmo após o seu fim.

A explicação que levou a chamá-lo de O Eterno tem a ver com o fato de Deus concentrar em Si Mesmo presente, passado e futuro, simultaneamente. Um poema judaico da Idade Média afirma que Deus É (Hovê), Foi (Haiá) e Será (Yhiê), por todo o sempre.

No senso comum, o “infinito” é definido como a negação do finito: o que não é limitado, o que não termina. Para os matemáticos, há uma alternativa mais direta: um conjunto é infinito quando sobra espaço dentro dele mesmo.

adjetivo Que não terá fim; que se inicia, mas não se acaba; infinito: a vida não é eterna, você irá morrer.

Vida eterna é a expressão usada nas escrituras para definir a qualidade de vida que tem nosso Pai Eterno. O Senhor declarou: “Esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” ( Moisés 1:39 ). Imortalidade é viver para sempre como um ser ressurreto.

Algo bem simples: infinito, eterno!

(William Shakespeare)
"O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que tem medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam, mas, para os que amam, o tempo é eterno."

A palavra aionios, traduzida como “eterno”, “para sempre”, significa literalmente “perdurando por um século”.

“O Senhor é o Deus eterno, ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco” (Is 40,28b-29)

Marcos 10:17–30; 12:41–44. Um jovem rico pergunta o que precisa fazer para herdar a vida eterna, e Jesus ensina que a confiança na riqueza pode impedir uma pessoa de entrar no reino de Deus.

Tudo o que não é eterno, é eternamente inútil.

Resposta: A natureza infinita de Deus significa simplesmente que Deus existe aparte de, e não é limitado pelo tempo ou espaço. Infinito significa simplesmente “sem limites”. Quando nos referimos a Deus como “infinito”, geralmente usamos termos como onisciência, onipotência, onipresença para referir-nos a Ele.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Um número maior ainda é chamado googolplex, que é um número 1 seguido de googol zeros. É difícil até imaginar! Para escrever este número, a gente precisaria de uma pilha de papel que provavelmente nem caberia no Universo! Por maiores que sejam esses números, eles não podem ser comparados nem de perto com o infinito.

O primeiro uso matemático do termo INFINITO é atribuído a Zenão de Eleia (490 – 430 a.C., filósofo pré-socrático, paradoxo). Segundo a visão de Aristóteles, os gregos helenísticos gostavam de distinguir o infinito potencial do infinito real.