Qual é a diferença entre Estado e país?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Enquanto o primeiro é uma instituição formada por povo, território e governo, o segundo é um conceito genérico referente a tudo o que se encontra no território dominado por um Estado e apresenta características físicas, naturais, econômicas, sociais, culturais e outras.

Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista). A Nação, por outro lado, tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos.

Resposta. Resposta: Explicação: um país é uma designação geográfica que normalmente coincide com muitos estados. Já um estado fica dentro de um pais.

O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.

País é um determinado território social, política e geograficamente delimitado, habitado por uma população com cultura comum. Geralmente, país é um termo usado como sinônimo de nação ou pátria.

Por que o Brasil é considerado um Estado-nação? O Brasil é considerado um Estado-Nação porque possui um Estado (política, governo e território) alinhados com os aspectos Nacionais (sociedade com uma identidade). Ele é reconhecido por outros países e organismos internacionais, além de ter soberania econômica e política.

O que é o Estado? O Estado é uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. Assim, pode-se dizer que os elementos constitutivos do Estado são: poder, povo, território, governo e leis.

Governo é a autoridade governante de uma nação ou unidade política, que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade. O tamanho do governo vai variar de acordo com o tamanho do Estado, podendo ser ele local, regional e nacional.

O Estado surge quando a produção agrícola aumenta o suficiente para ter um excedente econômico e regular. Uma oligarquia, formada por militares e sacerdotes, assume o poder e passa a controlar esse excedente. Essa forma de poder se expande, aumenta sua complexidade, forma impérios.

É comum e indevido confundir o Estado com o governo. O Estado é toda a sociedade política, incluindo o governo. O governo é principalmente identificado pelo grupo político que está no comando de um Estado. O Estado possui as funções executiva, legislativa e judiciária.

O Estado existe para servir, ofertar bens públicos, atender as demandas da população, intermediar e inibir conflitos. O Estado é fundamental. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mostrou, recentemente, em seu discurso de 100 dias de governo, que o Estado é imprescindível.

Sua configuração atual é explicada pela teoria da deriva continental. A Terra se divide em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. País é a unidade política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida.

Questão Sobre o conceito de Estado, é correto afirmar: É uma organização civil para administrar dado território e a sua população.

Resposta: As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano. ... Já um país é uma designação geográfica que normalmente coincide com um Estado, mas existem estados e nações sem países, como os Cavaleiros de Malta (Estado sem país) e os ciganos (nação sem país), respectivamente.

Contextualizando Estado e governo
O Estado é a delimitação física e institucional de um território soberano. O governo, por sua vez, é o grupo particular de pessoas que controla a máquina do Estado durante certo período de tempo, através de recursos administrativos e burocráticos.

Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação.

Um país compreende várias regiões e nessas regiões tem-se os estados e, por fim, nesse estados tem-se as cidades. No caso do Brasil, por exemplo, temos ele como país e ele é divido por regiões como norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste.

a Rússia

Essa medição pode ser aplicada em qualquer superfície do planeta, sendo usualmente adotada para a medição das áreas de cidades, estados e países. Na atualidade, o maior país do mundo é a Rússia, que possui cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, quase o dobro do segundo maior país em território do mundo.