Qual é a diferença entre ensinar e pregar?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

Pregação envolve coisas como exortação, exposição, admoestação, encorajamento e conforto, enquanto o ensino é a transferência de informação e instrução em várias áreas de conteúdo. Contudo, na prática há muita sobreposição entre os dois.

Significado de Pregação
substantivo feminino Ação de pregar, de discursar sobre um tema religioso; sermão. Esse discurso de conteúdo religioso; prédica. [Por Extensão] Discurso que busca convencer alguém sobre determinado assunto.

O evangelista é por excelência o pregador das Boas-Novas de salvação. O salmista viu o trabalho dos evangelistas, em mensagem profética: “O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas-novas” (Sl 68.11).

É parte integrante da Santa Missa o ofício sagrado da pregação, que antigamente chamava-se sermão, em alusão aos sermões de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste momento o sacerdote ou o diácono deve proferir palavras de exortação à prática da doutrina Católica na vida dos fiéis.

HOMILÉTICA: OS TIPOS DE SERMÕES

  • Sermão Temático.
  • Sermão Textual.
  • Sermão Expositivo.

A pregação do evangelho de Jesus Cristo começou na Terra com Adão e Eva e seus descendentes que amavam a Deus. (Ver Moisés 5:58; ver também Moisés 5:4–12, 14–15; 1 Néfi 12:18; 2 Néfi 11:4.) O evangelho foi pregado por anjos, pela própria voz de Deus, pelo dom do Espírito Santo e pelo próprio Adão.

Etimologia (origem da palavra pregar). Do latim praedicare. verbo transitivo direto e bitransitivo Deixar fixo com pregos: pregou o poste; pregou a capa na mesa.

O verbo pregar, com o sentido de fixar com prego, veio do latim plicare. E seu homônimo, que significa fazer sermão, apregoar uma crença, teve origem no latim praedicare.

Existem 3 tipos de esboço de pregação que são mais utilizados e conhecidos, que você pode optar entre eles de acordo com a sua necessidade ou vontade para transmitir a mensagem de Deus. Alguns dos tipos mais comuns incluem sermão temático, sermão expositivo, sermão textual.

Toda pregação deve ter um texto onde ela se sustente, e de onde você possa extrair os ensinamentos que quer transmitir… Que fique bem claro que sua pregação deve vir do texto que você escolheu, isto é, deve fluir dele.

Toda pregação precisa ter um texto bíblico como base. Este é o fundamento que vai dar autoridade a toda a mensagem. Normalmente, o texto é pequeno: 1 versículo ou 2, ou 3. Raramente se deve utilizar um capitulo todo.

Significado de Pregador
substantivo masculino Aquele que faz pregação; orador sacro. [Popular] Pessoa que gosta de ralhar, advertir, admoestar, censurar.

“O obreiro evangélico é aquele que realiza um trabalho voluntário, levando uma palavra amiga para os necessitados. Seu trabalho é de grande valor para sociedade em hospitais, presídios, em projetos para dependentes químicos. Não podemos esquecer, também, da visão espiritual de ser obreiro.

[ Religião ] Pastor protestante. Origem etimológica:latim presbyter, -eri, do grego presbúteros, -a, -on, mais velho, comparativo de présbus, -eos, velho, ancião.

Sendo assim, desejo mostrar 5 poderosas dicas para pregar melhor assim, você conseguirá se sair melhor numa pregação, para glória de Deus.

  1. Inicie como uma abordagem correta, espiritualidade. ...
  2. Escolher o texto. ...
  3. Encontre a ideia central do texto. ...
  4. Especifique a ideia central do pregação. ...
  5. Internalizar o pregação.

Em geral, toda pregação bíblica tem por objetivo a persuasão para a vida da fé. “A pregação é um testemunho pessoal com o objetivo de comunicar fé e convicção.” O sermão é “o lugar de encontro da alma com Deus” e procura canalizar a graça de Deus para crentes e descrentes.

Se você tiver muito conteúdo para se transmitir, pode ter certeza que você vai utilizar todo o tempo que te permitiram falar. Não perca o sono pensando se vai pregar em 30 minutos, 40 minutos ou seja qual for o tempo.

Prefira pregações não tão longas
Pelo menos a maioria de nós. Não sabemos apresentar bem as ideias, atrair a atenção da igreja e ilustrar bem o que estamos ensinando. Por isso, pregar menos nos torna mais eficientes. Pregações mais longas demandam mais intimidade com o púlpito.