Qual e a diferença entre energia cinética e potencial?

Perguntado por: lcortes . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Energia cinética: é a energia associada ao movimento, tudo que se move e tem massa apresenta energia cinética. Essa energia é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade em que os corpos se movem. Energia potencial: é aquela que depende da posição do corpo.

Tudo que está no alto em relação ao solo possui energia potencial. Quando um menino segura uma bola, a energia desta bola está relacionada a altura dela a partir do chão. Se o menino solta a bola, esta energia potencial é transformada em energia cinética (representada pelo movimento da bola).

Energia cinética é o tipo de energia que está relacionado ao movimento. Todo corpo que se move está dotado de energia cinética, que é uma grandeza escalar medida em joules. Na montanha russa, ganha-se energia cinética na medida em que a força peso realiza trabalho.

A eletricidade é obtida por meio de um equipamento que pode gerar energia mecânica (pela movimentação) ou termodinâmica (pelo calor). Exemplos da geração de energia são a energia hídrica, que movimenta turbinas para gerar energia, e a energia fotovoltaica, que utiliza o sol como fonte de energia.

Quais suas aplicações? Energia mecânica se caracteriza pela capacidade de um corpo poder gerar trabalho, ou seja, se refere à energia aplicada por uma força em um deslocamento. Um exemplo claro desse processo são fatores como um jogo de sinuca, montanha-russa, carrinho descendo ladeira abaixo, etc.

Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada nos corpos e que depende do tipo de interação e da posição que o corpo apresenta em relação à sua vizinhança. Na Física, existem basicamente duas formas de energia potencial mecânica: energia potencial gravitacional e energia potencial elástica.

Para calcular a energia cinética de um objeto com massa “m” e velocidade “v” devemos aplicar a fórmula Ec = mv²/2, onde: Ec – energia cinética em joules; m – massa em kg; v – velocidade em m/s.

Impacto ambiental mínimo; Eficiente; Usinas têm baixos níveis de emissão de carbono; Baixo custo após o investimento inicial.

A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento.

Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química, atômica e cinética, os quais são responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica.

O potencial elétrico pode ser definido como o trabalho da força elétrica necessário para movimentar uma carga elétrica de um lugar a outro. O potencial elétrico é uma grandeza escalar que mensura a quantidade de energia que é necessária para transportar uma carga elétrica de um ponto a outro ponto.

A energia cinética é a energia associada à velocidade de um corpo. Se existe velocidade, certamente haverá esse tipo de energia. Para objetos que estão em repouso, a energia cinética é nula, pois a velocidade de tais corpos é zero.

Resumidamente, energia cinética é o tipo de energia que um corpo possui quando está em movimento. A palavra cinética deriva da palavra grega "kinesis", que significa movimento; entretanto, o termo "energia cinética" foi cunhado pelo físico William Thomson.

Resposta: Caso os corpos possuam a mesma velocidade, o caminhão possuirá maior energia cinética.

A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural, em termelétricas.

Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.

Com a energia elétrica obtemos a luz, a manutenção dos alimentos em geladeiras e freezeres, ar condicionado, banho quente e o uso cada vez maior de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Com o GLP ou à lenha cozinhamos nossos alimentos, utilizando-os ainda para aquecimento da água do banho ou outras finalidades.