Qual é a diferença entre EJA e Encceja?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A principal diferença entre EJA e Encceja é que o primeiro se trata de uma modalidade de ensino, enquanto o segundo é apenas um exame.

Encceja é a sigla utilizada para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Trata-se de uma prova que é aplicada para aqueles que não terminaram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio e desejam obter o certificado de conclusão desses segmentos educacionais.

EJA PRESENCIAL / EJATec
A oferta da EJA é feita em etapas, sendo a 1ª etapa correspondente aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); a 2ª etapa equivalente aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); e a 3ª etapa ao Ensino Médio (1ª a 3ª série).

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio. Se você estudou até o sexto ano, por exemplo, pode conseguir o certificado do Ensino Médio e terminar os seus estudos só com uma prova.

Etapa 2 - Ensino Médio: com duração média de 18 meses, a fase do ensino médio na EJA completa a educação básica.

Quanto tempo leva? O Ensino Médio - EJA Presencial tem a duração de 1 (um) ano e 6 (seis) meses, organizados em 3 (três) períodos semestrais.

Quem faz o EJA em formato EAD pode, sim, prestar o tão sonhado concurso. O certificado será válido desde que a escola em que você estudou seja credenciada pela Secretaria de Educação.

100 pontos

Para passar no Encceja, é preciso atingir, no mínimo, 100 pontos em cada área do conhecimento. Já a nota da redação varia de 0 (zero) a 10 (dez), para ser aprovado é preciso tirar nota igual ou superior a 5. Em geral, acertar um pouco mais de um terço da prova, cerca de 12 questões, já garante a aprovação.

Sim, quem fez Encceja pode fazer faculdade!

No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame.

O Sesi-SP continua com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos, com aulas totalmente a distância e gratuitas. As vagas estão abertas para todos os públicos, e também é possível levar o EJA EaD para as empresas.

A partir de agora, a carga horária de estudos é de 16 horas e mais 4 horas de projeto integrador.

EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada. A EJA é popularmente conhecida como supletivo.

É assegurado a qualquer um que tenha completado o ensino médio regular ou obtido o certificado de conclusão pelo EJA o acesso às instituições de ensino superior. Com esse documento em mãos, o candidato pode se matricular em qualquer faculdade, seja ela presencial, seja ela a distância.

Para o EJA Ensino Fundamental, por exemplo, a idade é de pelo menos 15 anos completos. Já para o EJA Ensino Médio, será necessário ser maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. Não existe idade máxima para participar do EJA. É comum ver salas com pessoas de todas as idades: jovens, adultos e idosos!