Qual é a diferença entre educação infantil e anos iniciais?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Esse período é constituído do 1º ao 5° ano. É a fase que marca a saída da educação infantil. Nessa fase, a criança participa de atividades lúdicas que favorecem o seu desenvolvimento motor, cognitivo, social, entre outros aspectos.

Educação infantil e ensino fundamental são indissociáveis: ambos envolvem conhecimentos e afetos; saberes e valores; cuidados e atenção; seriedade e riso. O cuidado, a atenção, o acolhimento estão presentes na educação infantil; a alegria e a brincadeira também. E, com as práticas realizadas, as crianças aprendem.

As séries do Ensino Fundamental 1 e 2
Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

São aceitas no grupo 1 crianças de 1 a 2 anos de idade. Nesta fase, elas já interagem com o universo ao seu redor, e aprendem com muita facilidade, sendo papel da instituição de ensino ampliar ainda mais essas habilidades, para que os pequenos aprendam a se expressar e comunicar de diversas formas.

30, a LDB determina que a educação infantil deverá ser oferecida em creches, para crianças de até 3 (três) anos de idade, e em pré-escolas, para crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.

Antigamente, era considerado obrigatório a partir dos seis anos. Porém, desde 2013, toda criança que completa quatro anos até 31 de março do ano letivo em curso deve estar matriculada na Educação Infantil.

A construção das unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) — a de atender 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças até três anos, estabelecida para 2020.

É na Educação Infantil que as crianças conhecem o alfabeto, vogais e consoantes, e podem aprender até mesmo montar pequenas sílabas. Aqui elas também desenvolvem interesse por leitura com as histórias que são lidas durante as atividades, além de treinarem a escrita com as atividades do alfabeto.

Antes de mais nada, a função da LBD é definir e organizar a educação no Brasil, do ensino infantil até o superior. Seu objetivo é assegurar o direito social à educação a todos os estudantes brasileiros. A versão da LDB aprovada em 1996 garantiu: Ampliação do direito da educação dos 4 aos 17 anos.

A BNCC à educação infantil também cita a importância de as crianças participarem ativamente do planejamento das atividades escolares propostas pelo educador, como, por exemplo, a escolha das brincadeiras e dos materiais. Isso proporciona mais autonomia e permite um posicionamento do estudante.

Esta prática propõe ampliar a imaginação e incentivar nas crianças a descoberta do universo da literatura infantil, confrontando realidade e fantasia. Além disso, ela auxilia no desenvolvimento do gosto pela leitura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz de conta.

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Quais são as séries do Ensino Fundamental
Ensino Fundamental 1 (anos iniciais) corresponde às séries do 1º ao 5º ano e atende a faixa etária dos 6 até os 10 anos de idade. Por sua vez, o Ensino Fundamental 2 (anos finais) corresponde às séries do 6º ao 9º ano e atende a faixa etária dos 11 até os 14 anos de idade.

Classe de alfabetização (CA) = 1º ano. 1ª série = 2º ano. 2ª série = 3º ano.

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais é a continuidade da Educação Infantil, e tem como finalidade atender aos interesses e necessidades das crianças que são peculiares nesta faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades.

Quais são as etapas da educação infantil?

  • Recém-nascido (0-3 meses)
  • Bebê (3-12 meses)
  • Criança (1-3 anos)
  • Idade pré-escolar (3-4 anos)
  • Idade escolar (4-5 anos).

A Educação Infantil compreende o G1 (Maternal I), G2 (Maternal II), G3 (Maternal III), G4 (Pré I) e G5 (Pré II), com turmas nos períodos da manhã e da tarde. Nesse nível, a escola oferece um ambiente seguro, acolhedor e lúdico.