Qual é a diferença entre dor e sofrimento?

Perguntado por: zcrespo . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Essa é a diferença essencial entre dor e sofrimento: a dor pode vir de fora ou de dentro, mas ela aparece, machuca e vai embora. O sofrimento não. A gente consegue criar sofrimento e segurar ele por quanto tempo der vontade.

A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar tristezas, depressão e outras sensações negativas. Em muitos casos, a dor emocional é incitada por experiências emocionais danosas, como uma rejeição ou uma grande perda.

O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer crescer na fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo, como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado.

Geralmente atribuímos a origem do sofrimento ao controle, disciplina ou determinação. Sofremos seja pela falta ou pelo excesso de racionalização, de previsibilidade e de segurança.

A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.

Segundo os ensinamentos, os seres humanos experimentam três categorias de sofrimento. São eles: o sofrimento que se sobrepõe ao sofrimento, o da mudança e o que tudo permeia [do condicionamento].

2. Sofrimento físico. Dor física, em algum órgão ou em outra parte do corpo. A algia do recente embate rastejava nos músculos dela, isso causava muito sofrimento físico.

A dor nos ensina o que a felicidade não pode ensinar. Ensina que pra ser feliz precisamos sofrer, que pra aprender precisamos errar, que pra ter certeza, precisamos insistir, e ensina também, que mesmo depois de passar por tudo, ainda não sabemos nada.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

5 métodos para controlar a dor com a mente

  1. Alternativa mais saudável. ...
  2. 1 - Atenção plena. ...
  3. 2 - A respiração profunda. ...
  4. 3 - Meditação e visualização. ...
  5. 4 - Concentração e positividade. ...
  6. 5 - Gerar a resposta de relaxamento.

Trata-se da síndrome do coração partido um problema cardíaco causado por uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente ou a perda de um ente querido.

Como parar de sofrer com amor

  1. Ame-se incondicionalmente. Um amor não correspondido mexe com a autoestima e autoconfiança de qualquer pessoa. ...
  2. Desligue-se da pessoa. ...
  3. Evolua. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Permita-se o novo. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A Bíblia diz que Deus nos ajuda em nosso sofrimento. Isso não significa que Deus irá acabar com o sofrimento, mas que nos criou dotados de força e recursos para enfrentá-lo. A capacidade de perseverar é um desses dons divinos que contribuem para nos tornarmos pessoas melhores, e não nos deixarmos destruir pela dor.

Em tudo Deus, não promete um mundo sem dor, pelo contrário diz, neste mundo tereis aflições, mas promete que não dará uma dor maior do que se pode suportar. (isso neste mundo). Porém para a eternidade sim esta escrito; Ap21; 4 não haverá mais morte nem dor, nem lágrimas e nem ranger de dentes.

O apóstolo Paulo diz assim em 2 Coríntios, capítulo 12, verso 10: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”.