Qual é a diferença entre does e do?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Isso porque do é utilizada quando estamos falando sobre a primeira e a segunda pessoa do singular (I e you) e a primeira, a segunda e a terceira pessoa do plural (we, you e they). Já o does é um termo usado para falar da terceira pessoa do singular (he, she, it).

Detalhe: Se a pergunta for na 3ª pessoa do singular, ou seja, com os pronomes "he" (ele), "she" (ela) ou "it" (ele, ela, isso), então usaremos a forma "does" em vez de "do": He eats fish. (Ele come peixe.) Does he eat fish? (Ele come peixe?)

Frases afirmativas
Usamos “Do” para os sujeitos I, You, We e They. O “Does” é utilizado para os sujeitos He, She e It, isto é, a terceira pessoa do singular. Mike does his homework at night. – Mike faz o dever de casa dele à noite.

Significado de Do
contração Contração da preposição de com o artigo definido ou com o pronome demonstrativo o.

Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.

A forma negativa do verbo “to do” se faz de duas formas: uma é usando “do not” (abreviado como “don't”), e a outra é com “does not” (abreviado como “doesn't”). O uso de uma ou outra dependerá do sujeito da oração. A forma negativa do verbo “to do” no passado é “did not”, ou abreviado: “didn´t”.

Quando usar a palavra NO?

  • Are you an artist? No, I'm not. (Você é uma artista? Não, eu não sou.)
  • Do you speak German? No, I don't. (Você fala alemão? Não, eu não falo.)
  • Does he have class today? No, he doesn't. (Ele tem aula hoje? Não, ele não tem.)

First things first, a primeira coisa que você precisa memorizar é que quando estiver falando de I, You, We e They, você usará DO ou DON'T, que é forma negativa e contraída de do not. Já quando estiver usando os pronomes She, He e It, você precisa usar o DOES ou DOESN'T, que é forma negativa e contraída de does not).

1. O verbo to do é muito conhecido pela tradução “fazer”. Sendo assim, como verbo principal ele é usado para expressar que alguém fez algo. Contudo, esse verbo também pode assumir a função de auxiliar em frases negativas.

A forma pretérita do do é did, e seu particípio passado é done.

O verb to be é irregular, isto é, ele possui três formas no presente simples: am, is, are; duas formas no passado simples: was, were; uma forma no futuro simples: will be; uma forma no particípio presente: being; e uma forma no particípio passado: been.

As frases interrogativas ocorrem quando o emissor faz uma pergunta na mensagem. Podem ser diretas ou indiretas. As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final.

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

substantivo masculino Pena; sentimento de piedade, de compaixão em relação a algo, alguém ou a si próprio: ela tinha dó de todo mundo. Etimologia (origem da palavra dó).

(ii) de — Noção de espaço: «Já estamos a sair de casa.» Noção de tempo: «Eles visitam-me de vez em quando.» (iii) em — Noção de espaço: «Os rapazes entraram em casa a correr.» Noção de tempo: «Chove muito em Abril.»

Para compreender a utilização do simple present é preciso utilizar os verbos no infinitivo. Por exemplo: “to play” significa jogar, é usado em “I play” para dizer eu jogo. Na terceira pessoa do singular 'he, she, it' geralmente acrescenta-se 's' ao final dos verbos.

Utilizado para descrever as coisas, o Simple Present é formado pelo verbo principal na forma-base, em frases afirmativas, e pelo uso do verbo auxiliar do, em frases negativas e interrogativas. O Simple Present é empregado para expressar ações do dia a dia.

Interrogativa (“do e does” para perguntas)
“Do e does” também são usados para fazer sentenças interrogativas. Para isso, basta colocar o verbo auxiliar na frente do sujeito.

O verbo "to do" (fazer) e o verbo "to go" (ir), quando conjugados na 3ª pessoa do singular, ganham o sufixo "-es" em vez de apenas "-s", e se transformam em "does" e "goes", respectivamente. Exemplos: Para o verbo "to do" (fazer): I do a lot of things.

O verbo to do como verbo auxiliar
Utilizaremos o presente 'do' ou 'does' e o passado 'did', dependendo do tempo verbal em que a frase está conjugada. Para os casos negativos, utilizaremos 'do not' ou 'don't', 'does not' ou 'doesn't' e 'did not' ou 'didn't'.

A forma interrogativa é construída de maneira diferente se o verbo for auxiliar (be, have, will, can...), ou se for um verbo 'principal'. Se o verbo for um auxiliar, a interrogação é construída sem o auxiliar do/does/did: Is Bruno in his office? O Bruno está em seu escritório?

Continuar lendo Quando usar Does He?