Qual é a diferença entre doença e enfermidade?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A enfermidade seria a condição percebida pela pessoa ou paciente, caracterizando-a como queda de ânimo, algum sintoma físico, ou mesmo dor. A doença seria a condição detectada pelo profissional de saúde, com quadro clínico definido e enquadrada como uma entidade ou classificação nosológica (NARVAI et al., 2008).

1. Doença; moléstia. 2. [Figurado] Vício; mania.

Jesus cuida de todas as nossas enfermidades (Mt 15,29-37)
Todos os enfermos e enfermidades precisam ser apresentadas aos pés de Jesus, colocadas aos pés do Mestre, porque é Ele quem cuida de nossas doenças e enfermidades.

As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.

Doença é a ausência de saúde. Ela é definida como estado anormal do organismo, com sintomas específicos que alteram suas funções físicas e psicológicas. A Síndrome é o conjunto de sintomas que definem um determinado estado clínico associado a problemas de saúde, que nem sempre tem as causas descobertas.

A Patologia é o ramo da ciência médica que estuda as alterações morfológicas e fisiológicas dos estados de saúde. Quando essas alterações não são compensadas podemos dizer que um indivíduo está doente. Etimologicamente, o termo "patologia" origina-se do grego ("pathos" = sofrimento, doença; "logia" = estudo).

Enfermo é palavra derivada do latim infirmus, ou seja, doente, doentio, fraco, débil, achacoso, imperfeito (CUNHA2 , FONTINHA4 ).

enfermidade - alteração de uma função; afecção - alteração de um órgão; lesão - alteração de uma estrutura anatômica.

enfermidade | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre."

Oração para a Cura
Tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, principalmente daquela que me aflige neste momento. Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem.

O site da Organização Mundial de Saúde (OMS) fala em 6.000 a 8.000.

Organização Mundial da Saúde divulga nova Classificação Internacional de Doenças. A Classificação Internacional de Doenças (CID) é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo e contém cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte.

Conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando seu estado normal de saúde.”

Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

O que define uma doença crônica
As doenças crônicas são caracterizadas por uma progressão lenta e por uma longa duração, sendo que algumas podem se estender por cerca de três meses ou mesmo perdurar por toda a vida. As doenças crônicas podem ser transmissíveis ou não.

Guia do Farmacêutico: conheça as 7 doenças mais comuns em adultos

  • Depressão.
  • Obesidade.
  • Hipertensão arterial.
  • Diabetes.
  • Asma.
  • Acidente Vascular Cerebral.
  • Câncer.

Introdução: As cinco doenças com maiores taxas de mortalidade no Brasil correspondem a patologias circulatórias, neoplásicas, respiratórias, endócrinas, nutricionais e metabólicas e digestivas, respectivamente. O desenvolvimento e progressão de tais doenças são influenciados por diversos fatores de risco.

Dados divulgados nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.