Qual é a diferença entre diácono e presbítero?

Perguntado por: epires . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

1. Presbítero que é presbítero está envolvido no governo local e no pastoreio de vidas. 2. Diácono que é diácono tem de se submeter ao governo local e exercer também funções espirituais, como ensinar, cuidar de vidas e não somente ser chamado para distribuir a ceia.

Depois na Idade Média a hierarquia passou a constar de sete graus, por via da divisão das ordens em "maiores" (ou sacras) e "menores". As ordens maiores eram compostas por subdiácono, diácono, sacerdote e bispo (por esta ordem hierárquica); as menores por ostiário (ou porteiro), leitor, exorcista e acólito.

2. [ Religião ] Pastor protestante.

Os diáconos são líderes clérigos que são chamados por Deus, autorizados pela igreja, e ordenados por um bispo para um ministério de vida a Palavra, Serviço, Compaixão e Justiça (¶329). Os diáconos exemplificam o discipulado cristão por serem uma ponte entre a igreja e o mundo.

Conforme o Novo Testamento, a função do diácono é, principalmente, ser um servo. A igreja precisa de diáconos para proverem suporte logístico e material, de modo que os presbíteros possam focar na Palavra de Deus e na oração.

Presbítera é o feminino de presbítero. O mesmo que: sacerdotisa.

A Ordem é dividida em três graus distintos: Diaconato (Diáconos), Presbiterato (Presbíteros/padres) e o Episcopado (Bispos), sendo este último grau a plenitude do sacramento.

Não se exige do presbítero um profundo conhecimento de teologia; no entanto, ele deve estar habilitado a sustentar as principais doutrinas bíblicas; tenha conhecimento da Palavra e seja hábil para transmitir o ensino visando à edificação do povo de Deus.

A igreja é quem escolhe os diáconos.

O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.

O sacerdote e os ministros – concelebrantes, diáconos, acólitos, cerimoniários – se dirigem ao presbitério, diretamente da sacristia ou em procissão do fundo da igreja. Durante esse tempo, é cantado um canto de entrada, ou a Antífona da Entrada, que, aliás, pode ser simplesmente dita.

No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens (Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Tito 1:5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus. As várias palavras identificam os mesmos servos, mas cada palavra tem seu próprio significado.

A diretoria é o principal órgão administrativo de uma Igreja Evangélica. A diretoria é responsável por cumprir todas funções estabelecidas pelo estatuto da Igreja em questão. Os cargos mais comuns são os de presidente, vice presidente, tesoureiro e secretário.

O salário mensal de Pastor na empresa Assembleia de Deus varia de R$ 2.265 a R$ 12.156.

O diaconato é dado para que aquele homem tenha uma vida que lembre a todos que cristo é servo e que a missão do cristo é servir, sendo ordenados para o serviço do altar, da palavra e da caridade. O testemunho diaconal deve estar sempre mais no ser do que no fazer.

O que faz um diácono? Hoje, na ordenação do diácono, ele pode ser já casado ou celibatário, condição que deve manter depois de sua ordenação. Sua função é auxiliar o bispo no serviço da caridade, sendo também ele um clérigo (Código de Direito Canônico, 266).