Qual é a diferença entre depressão e crise existencial?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Por outro lado, diferente da Depressão Patológica, uma Crise Existencial não exige a presença de muitos sintomas e pode ainda surgir a qualquer momento e sem nenhum motivo diretamente aparente.

O que pode causar uma crise existencial? Acontecimentos importantes, como mortes de entes queridos, formatura, fim de relacionamento, acidentes e perda de emprego são alguns exemplos de fatos que podem desencadear crises existenciais.

O termo “crise existencial” se refere ao descontentamento que surge devido à insatisfação ou à confusão com a própria identidade e sentido da vida. Também pode ser chamada de “ansiedade existencial” já que incita a pessoa em crise a se preocupar excessivamente com seu futuro e propósito de vida.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Uma das estratégias para lidar com a desrealização é o Mindfulness, uma prática meditativa centrada no momento presente e na aceitação e atenção plena ao que está a acontecer no aqui-e-agora.

Ouvir mais do que falar é a melhor alternativa para ajudar a pessoa em um momento de ansiedade. Tente não fazer julgamentos para não desmotivar o desabafo. Porém, respeite o tempo de cada um e evite forçar o diálogo, já que isso pode causar mais ansiedade.

O que fazer durante uma crise existencial?

  1. Busque recuperar o controle de seus pensamentos. ...
  2. Entenda, você não encontrará todas as respostas para suas perguntas. ...
  3. Sua família pode ajudar. ...
  4. Mantenha-se próximo de seus amigos. ...
  5. Torne atividade física parte de sua rotina.

A crise existencial é um estado de humor atingido que ocorre quando há uma quebra em nossa realidade. É quando parece que nada ao nosso redor faz mais sentido. A crise é marcada por uma profunda desconexão com o mundo ao redor, no qual a maior parte das coisas perde seu propósito e razão de ser.

De acordo com a educadora em saúde mental Tanya J. Peterson, ansiedade existencial é a luta para compreender a si mesmo, a vida em geral e o que se deseja dela. Pode causar sentimentos de descontentamento, angústia, mal-estar, desmotivação e dificuldade em tomar decisões.

A seguir, trago detalhes sobre algumas subdivisões das crises convulsivas.

  • Crise Generalizada Tônico-clônica.
  • Crise Atônica.
  • Crise Generalizada de Ausência.
  • Crise Mioclônica.
  • Espasmos epiléticos.

Tipos de crise emocional

  • Fobia social. Se trata da incapacidade que o indivíduo possui para lidar com situações de interação social. ...
  • Transtorno de pânico. ...
  • Transtorno de ansiedade generalizada. ...
  • Transtorno de ansiedade de separação. ...
  • Mutismo seletivo. ...
  • Psicoterapia. ...
  • Exercícios Físicos. ...
  • Meditação.

“Crise existencial”. Este é o termo atribuído à adolescência, período em que ocorre uma grande transformação no jovem que deixa para trás a sua infância e passa a visualizar as responsabilidades da vida adulta. Portanto, eles realmente passam por uma experiência de perda e de luto.

O que é a tristeza profunda? Quando a sua tristeza for profunda, você sentirá dor emocional, ficará angustiado, terá sensação de cansaço e culpa e se sentirá muita solidão. Nesse caso, é comum a pessoa se sentir incapaz de lidar com a sua vida, com a sua rotina saudável, sem contar que a autoestima é muito baixa.

Busque um propósito
Ter um propósito, seja ele qual for, deve ser uma das prioridades de quem ainda não sabe como encontrar o sentido da vida. Essa motivação deve estar alinhada com suas crenças e valores, para que reflita de maneira significativa no seu desenvolvimento pessoal.

A depressão, ansiedade, pânico ou qualquer condição de saúde mental não diagnosticada também pode estar por trás dessa sensação. Quando você começa a pensar que nada parece dar certo em sua vida, está na hora de parar o que você está fazendo e refletir.

É muito importante que se diagnostique bem e se inicie rapidamente uma psicoterapia com psicólogo , para acalmar essa sensação tão desagradável! Se necessário por ser muito aguda medicamentos poderão ser utilizados sempre bem orientado por um psiquiatra junto com a psicoterapia.

A pessoa que atravessa uma crise psicótica pode ter alucinações, delírios, mudanças comportamentais e pensamento confuso. Estes sintomas estão aliados a uma carência de visão crítica que leva o indivíduo a não reconhecer o caráter estranho de seu comportamento.

A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.

A crise de borderline é um episódio severo que pode ocorrer com as pessoas que sofrem com o transtorno, sendo acompanhada por uma forte paranoia e raiva excessiva, às vezes incontrolável.

Sintomas da crise de identidade
Você pode começar a questionar a sua individualidade e/ou propósito de vida quando está passando por uma nova mudança, se encontra diante de um problema difícil ou vive um momento de grande estresse. É comum se sentir perdido, frustrado, abatido e sem perspectivas nessas circunstâncias.