Qual é a diferença entre demais é de mais?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

DEMAIS (junto) é advérbio de intensidade e deve ser usado após adjetivo, verbo ou advérbio. DE MAIS (separado) é uma locução adjetiva e refere-se a substantivo ou pronome. Cabe aqui uma reflexão sobre a frase: Essa mulher é demais.

Estou cansado demais ou de mais: qual o certo? Como "demais" junto é um advérbio de intensidade e significa muito, algo "mais do que o normal", o correto é escrever "estou cansado demais", uma vez que a expressão quer dizer que a pessoa está muito cansada, bastante cansada.

A forma correta de escrita da expressão é nada de mais, escrita de forma separada. A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual.

De forma excessiva: 1 excessivamente, sobejamente, demais, imenso, muito, sobremaneira, sobremodo, assaz, bastante, deveras, sobreposse, imensamente, exageradamente, em demasia, desmedidamente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

A utilização de demais como um elogio também é bastante comum. Ex: Nunca pensei que algum dia encontraria alguém tão especial. Você é demais! Em alguns casos, a palavra demais também pode ser usada como sinônimo de "além disso".

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde. Ou seja: a + onde = aonde.

1. No demais. É uma expressão de coesão textual, o mesmo que "além disso". No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na forca do seu poder.

Advérbio de intensidade
Comi demais no jantar e não aguento a sobremesa. Agora é tarde demais para voltar atrás.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

“De baixo” não é tão usado como o termo “debaixo”. Quando for necessário seu emprego na frase, essa palavra deve referir-se a um substantivo dando a ele um atributo. “De baixo” é empregado como oposição da palavra “cima”. Isto é, aquilo que é contrário de “cima”, que está na parte de baixo.

Demais é usado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios para indicar intensidade e excesso:

  1. falar demais (falar excessivamente)
  2. doce demais (intensamente doce)
  3. lindo demais (intensamente lindo)

A palavra demais, escrita tudo junto, é considerada um advérbio de intensidade. Assim, tem a capacidade de intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Nesse caso, demais significa algo em demasia e exprime excesso. Mas demais também assume a função de pronome indefinido e significa os outros, os restantes.

Assim, quando falamos “linda demais”, queremos dizer que alguém é bonito de forma excessiva. Exemplos: Ela chegou na festa, está linda demais. Você é linda demais, amiga.

De nada ou por nada
Alguns autores defendem que a resposta por nada é mais correta do que a resposta de nada. Contudo, ambas estão consagradas pelo uso, sendo igualmente corretas. De nada, nem era preciso agradecer! Eu lhe disse obrigada e ela sorriu e respondeu: por nada!