Qual é a diferença entre decorar e recordar?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Em resumo, a memorização envolve a compreensão e assimilação das informações, enquanto decorar se concentra principalmente em aprender algo de cor, sem compreender e relacionar com outras informações.

Significado de Recorda
O mesmo que: lembra, relembra, evoca, revive, recapitula.

18 sinônimos de recordar para 4 sentidos da palavra recordar: Trazer de volta à memória: 1 evocar, comemorar, escordar, assomar, lembrar, memorar, relembrar, rememorar, reviver.

Qual a diferença entre decorar e aprender? Decorar difere de aprender, e isso tem um certo fundamento, afinal decorar é apenas guardar uma informação pura na memória, já aprender é a capacidade de utilizar esta informação inclusive criativamente.

Perceba que entender algo é uma das etapas da aprendizagem, memorizar faz parte desse aprendizado.

A importância da decoração para a qualidade de vida
O espaço transmite sensações e a decoração é uma forma de alcançar alguns sentimentos como conforto, lazer, aconchego, relaxamento. Quando uma pessoa entra no ambiente e sente o que ele transmite, automaticamente já se sente mais seguro e mais integrado.

Assim, podem contribuir ou mesmo representar memórias afetivas. Recordar é viver porque, como dito, as memórias afetivas podem ser recordadas ao longo da vida, pois formam-se, primeiramente, na infância. Logo, lembrar das coisas de maneira positiva pode ser uma estratégia eficaz de regulação emocional.

Principais antônimos de recordar-se: 1 olvidar-se, desacordar-se.

Lembrar é algo mais comum, do dia a dia. Ex. preciso lembrar onde está minha bolsa. Relembrar está relacionado a memórias.

Revisitar de tempos em tempos as boas lembranças é uma forma de sair do estado melancólico. Quando você se lembra de algo bom que aconteceu em sua vida, tende a sentir a mesma sensação daquele momento. Pode ser um excelente recurso para se sentir melhor em momentos de tristeza.

Substantivo

SingularPlural
Femininolembrançalembranças

Atuando como um verbo transitivo indireto, estabelece principalmente regência com a preposição de: Lembro-me de você. Lembro-me de tudo. Lembro-me da história.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

8 técnicas pra memorizar as coisas que você aprende

  1. Ler e ouvir não bastam. ...
  2. Ache um enfoque do assunto que lhe interesse. ...
  3. Concentre-se. ...
  4. Lembretes na hora certa. ...
  5. Descanse. ...
  6. Antes de dormir, logo que levantar. ...
  7. Faça conexões entre o que você aprende e o que você já sabe. ...
  8. Reflita sobre o que você aprendeu.

E tem mais: decorar sala de aula e enfeitar escola não é atividade docente. Professor nenhum é obrigado aceitar essa tarefa. Diretor de escola que exige que os professores decorem salas de aula e o ambiente escolar está se explorando a mão-de-obra dos trabalhadores docentes.

A decoração lúdica tem espaço, principalmente, nos quartos infantis – seja de bebê ou de criança já crescida. O conceito “lúdico” está relacionado a brinquedos e atividades que promovem a diversão, além de brincadeiras e objetos para promover o aprendizado.

A decoração de sala é o que faz o espaço ter estilo, além de dar mais vida o lar. Afinal, é nesse ambiente que se passa boa parte dos momentos em casa, seja de descanso, lazer ou confraternização.

Preservar objetos e itens antigos, além de possibilitar a sensação de reviver todas essas boas sensações, são também uma ótima forma de contar sua história de vida para as próximas gerações.

Esquecer é um modo de aprender
Um estudo publicado no jornal Nature Reviews Neuroscience indica que esquecer é um modo de aprendizado. De acordo com os cientistas, a teoria é de que o esquecimento acontece por conta de uma remodelação de circuito do cérebro que faz com que as células de engrama fiquem inacessíveis.