Qual é a diferença entre custo e despesa?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Qual a diferença entre custos e despesas? A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final.

Abaixo, listamos alguns exemplos de despesas fixas para te ajudar a identificar como elas se encaixam no seu caso.

  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • impostos fixos;
  • folha de pagamento de colaboradores;
  • taxas bancárias;
  • seguros;
  • conta de energia elétrica, água e internet;
  • softwares e sistemas.

Quais os tipos de custos e despesas? Os custos podem ser fixos ou variáveis e direto ou indireto. Já as despesas podem ser fixas ou variáveis ou regulares ou extraordinárias.

Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores. Exemplos de despesas: salários de funcionários administrativos, aluguel, contas de água e luz.

São exemplos de custos:
Matéria-prima; Energia; Salários dos profissionais da produção; Equipamentos utilizados na produção.

Continue a leitura e confira:

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4Custos variáveis.

Função Custo – C(x)
Está relacionada ao custo de produção de um produto, pois toda empresa realiza um investimento na fabricação de uma determinada mercadoria.

Em especial, a função custo pode ser expressa como C(x) = Cf + Cv, onde a função custo é a soma entre o custo fixo e o custo variável. Além disso podemos calcular a função lucro como F(x) = R(x) – C(x), ou seja, lucro é a diferença entre receita e custo.

As despesas operacionais são classificadas em três tipos:

  • despesas administrativas;
  • despesas comerciais;
  • outras despesas.

Despesa é todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas, como por exemplo: juros, multas, material de escritório, etc. A diferença entre despesa e custo é que a despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final.

Podemos citar como exemplo de despesas fixas os seguintes itens:

  1. Contas de água, energia e telefone;
  2. Honorários;
  3. Salário fixo de colaboradores;
  4. Aluguel dos espaços onde o negócio funciona;
  5. Ações de propaganda;
  6. Salário dos funcionários;
  7. Taxas de contas bancárias e outros gastos frequentes da empresa.

Quais são os tipos de custos? Como sabemos, os custos são todos os gastos relacionados especificamente à produção da mercadoria ou prestação do serviço. Eles estão classificados em custos diretos e indiretos e em custos fixos e variáveis.

Esses gastos podem ser divididos entre custos e despesas e, ainda, dentro dos custos, podemos dividi-los entre diretos, indiretos, fixos e variáveis. Conhecer os diferentes tipos de custos é essencial para que uma gestão financeira assertiva seja realizada dentro da empresa.

Podem ser consideradas despesas fixas contas como aluguel, telefone e segurança. Algumas delas podem variar seu valor, mas sempre terão que ser pagas e devem estar no seu orçamento. Levando sempre em conta que mesmo que não haja receita, elas deverão ser quitadas.

O que é custo contábil? Com o levantamento dos custos contábeis, é possível determinar as transações financeiras feitas pela empresa e, com base nessas informações, construir relatórios bem transparentes e objetivos sobre a alocação de verbas da empresa e como elas são utilizadas.

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

1 perda, gasto, despesa, dispêndio, desembolso, consumo.