Qual é a diferença entre curto e longo prazo?

Perguntado por: rmatos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

curto prazo: até 2 anos; médio prazo: de 3 a 10 anos; longo prazo: mais de 10 anos.

O que é curto prazo? O curto prazo pode ser considerado como o período de tempo entre o passado e uma data limitante no futuro, marcando a obtenção de um objetivo ou o fechamento de um acordo específico. No mercado financeiro, é classificado com um período de até um ano.

Há o uso da expressão “a longo prazo” para descrever aquilo que acontece num período de tempo mais demorado, por exemplo: “sentar-se de maneira incorreta na cadeira pode ser muito perigoso. A longo prazo, isso poderia gerar problemas na coluna, causando dores crônicas”.

No entanto, existem alguns especialistas que preferem diferenciar curtíssimo e curto prazo, criando então uma nova janela de tempo. Para eles, investimentos com período de maturação de até 6 meses, são investimentos de curtíssimo prazo. Já aqueles que vão de 6 meses a 2 anos, são investimento de curto prazo.

Curto prazo refere-se ao período no qual a quantidade de um ou mais fatores de produção não pode ser modificada. O longo prazo corresponde ao período necessário para tornar variáveis todos os insumos. Não há um período específico, por exemplo, um ano, que separe o curto prazo do longo prazo.

Curto prazo – são objetivos pensados para um futuro próximo, no máximo dois anos, como realizar uma viagem ou mesmo quitar a dívida com o cartão de crédito. Médio prazo – são objetivos a serem atingidos entre dois e cinco anos, como aprender um novo idioma, mudar para uma casa maior, trocar o carro por um mais novo.

O que são metas de longo prazo? As metas de longo prazo são aquelas que levam mais tempo para acontecer, como mais de 10 anos, por exemplo. Uma aposentadoria confortável ou guardar dinheiro para o futuro dos filhos, por exemplo. Esses planos demandam disciplina e podem variar de pessoa para pessoa.

Suponha que uma empresa tenha seu exercício social encerrado em 31/12/2018. A partir disso, todas as contas a receber ou a pagar em 2019 deverão ser classificadas como curto prazo; e todas as contas a receber ou a pagar em 2020, 2021 e assim sucessivamente serão classificadas como longo prazo.

Qual o melhor investimento a curto prazo hoje? O investimento a curto prazo mais seguro é o Tesouro Selic. Porém, também existem bons títulos privados, como CDB, LCI, LCA e os fundos de renda fixa que são ótimos para prazos até 2 anos.

São considerados de longo prazo os objetivos que deverão se concretizar em 3 ou 5 anos, mas não necessariamente possuem um prazo máximo. Por exemplo: aposentadoria, aquisição de um imóvel, ter filhos, entre outros.

Os 5 melhores investimentos para o curto prazo

  1. Fundos DI. ...
  2. Tesouro Selic. ...
  3. CDBs de liquidez diária. ...
  4. LCIs e LCAs. ...
  5. Fundos de renda fixa.

CURTO E LONGO PRAZO NA CONTABILIDADE Normalmente, curto prazo em contabilidade significa um período de até um ano, longo prazo, por sua vez, identifica um período superior a um ano.

Os investimentos de Renda Fixa mais procurados são os títulos do Tesouro Direto, CDBs, debêntures, Fundos de Renda Fixa, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e as carteiras digitais remuneradas.

São exemplos de investimentos de longo prazo ações de empresas sólidas, FIIs, títulos públicos com vencimento mais estendido, entre outros. Esses investimentos são mais indicados para investidores que possuem objetivos financeiros de longo prazo, como aposentadoria, educação dos filhos ou compra de um imóvel.

curto prazo: até 1 ano; médio prazo: de 1 até 5 anos; longo prazo: acima de 5 anos.