Qual é a diferença entre CPV e CMV?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 2 de maio de 2023
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O primeiro é referente ao que é produzido pela própria empresa, já o segundo refere-se ao que é comercializado pela empresa, ou seja, mercadoria é o que se adquire de um terceiro para revender. Neste artigo, trazemos como são calculados o CPV e CMV, bem como o que significa cada um deles.

O que é o CPV (Custo dos Produtos Vendidos)?
CPV é a sigla de Custo dos Produtos Vendidos, o qual calcula todo o custo incorrido para que houvesse a produção ou a venda de determinados produtos. Com ele, o empresário consegue saber se está tendo lucro ou não com a venda das suas mercadorias.

Além de desenvolver e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do Brasil, o seu objetivo também é defender os interesses do investidor – em especial, o acionista minoritário – e garantir um ambiente seguro e transparente, no qual as empresas possam captar recursos para o financiamento de suas atividades.

O cálculo do CPV leva em consideração variáveis importantes, como: saldo de estoque, gastos com a produção (matéria prima), custo com a mão de obra e preço de estoque. A fórmula do Custo de Produtos Vendidos é a seguinte: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.

Nesse contexto, a fórmula do CMV completa por mercadoria é: CMV = EI + C + DC – DV – EF. Com o valor do CMV, você subtrai esse resultado de suas receitas para saber o lucro bruto para o mês da empresa.

Exemplo de como aplicar o cálculo CMV em seu negócio
Suponhamos que você determinou que os custos do estoque no início do ano eram de R$ 100 mil, com um total de R$ 200 mil em compras e um custo do estoque era de R$ 90 mil no fim do ano. Usando a fórmula do CMV, temos: CMV = estoque inicial + compras – estoque final.

CMV é a sigla para Custo da Mercadoria Vendida. Sim, tudo tem um custo, até o que já foi vendido. Sendo assim, o CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria – até que a venda seja realizada. Esse dado é importante para você conseguir calcular e dimensionar o seu Lucro Bruto.

Por ser uma conta de resultado e não de patrimônio, o CMV é ativo e não passivo. É um número que não costuma aparecer no balanço patrimonial.

A fórmula para calcular o custo de mercadorias vendidas baseia-se na soma das compras realizadas no período do estoque inicial e subtraindo o estoque final do período. Custo dos Produtos Vendidos = estoque inicial + aquisições – estoque final. Essa equação pode parecer um pouco estranha no início, mas faz todo sentido.

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

Os impostos que incidem sobre o faturamento, tal como o PIS/Cofins e ICMS; As despesas administrativas do negócio, tal como aluguel, gastos com internet, telefone, dentre outros; Despesas internas relacionadas à venda do produto, como por exemplo a comissão para os vendedores.

O cmv ideal vai depender do tipo do seu negócio. De qualquer forma, o ideal um giro em torno de 30% a 40%. Abaixo disso já está bom, mas acima se torna um perigo para o negócio.

Lembrando que o CMV geral do negócio pode ser encontrado no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), onde os custos de mercadorias vendidas são separados das outras despesas do negócio, mostrando exatamente qual o lucro bruto e o resultado líquido da empresa.

Basicamente, o Custo do Produto Vendido inclui todos os gastos para produzir e armazenar um produto, até que ele seja vendido. Quando um produto é vendido, o valor da transação é contabilizado no faturamento da sua loja.

Trata-se do valor que a empresa cobra para manter o negócio e obter ganhos, que deve ser o suficiente para pagar todos os custos dos produtos e serviços ofertados e ainda sobrar para a empresa ter lucro nas operações.

Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais. Mas o indicador depende muito do segmento de vendas.

A base do cálculo é a seguinte: CMV é igual ao estoque inicial (EI) somado às compras (C) e menos o estoque final (EF). Assim é possível achar o valor final que se encontra em seu estoque dentro do período considerado, normalmente de um ano.

Portanto, esse é um indicador que demonstra tanto o dinheiro que está entrando no caixa com as suas mercadorias quanto o que está saindo. Afinal, números não podem ser avaliados de maneira isolada. A fórmula do CPV é: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.