Qual é a diferença entre CPU e GPU?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A CPU é basicamente o cérebro do computador, enquanto que a GPU fica responsável pela leitura e execução de bilhões de dados.

CPUs (Central Processing Units, unidades de processamento central) e GPUs (Graphics Processing Units, unidades de processamento gráfico) são mecanismos fundamentais de computação.

GPU é um processador com menos núcleos, mas que trabalha de maneira dedicada a atividades de vídeo dentro do computador. A sigla remete ao nome Unidade de Processamento Gráfico e sua função é processar as informações gráficas de uma máquina.

Conclusão. A CPU é basicamente o cérebro do computador, enquanto que a GPU fica responsável pela leitura e execução de bilhões de dados. Se você optar por comprá-las separadamente, terá que desembolsar mais dinheiro. Por outro lado, os ganhos de desempenho serão significativos.

Em suma, a CPU é a responsável por processar todas as principais operações de funcionamento de um computador. Por isso, ela é comumente chamada de processador.

Se o seu computador exibir um aviso de que o uso da CPU está em 100%, basicamente significa que a CPU está funcionando em sua capacidade máxima. Neste ponto, seu computador está tentando fazer mais trabalho do que seu limite, então pode ficar lento.

Nota do Redator: A placa gráfica a 100% não é necessariamente algo positivo ou negativo. Este artigo apenas quer passar a mensagem que não é algo problemático como o CPU a 100% ou SSD/HDD a 100%. Apenas significa que a placa está a dar tudo o que tem, e que não está a ser limitada por outros componentes do seu sistema.

Uma GPU possui muitos núcleos de processamento, enquanto uma CPU possui apenas alguns. Devido ao seu processamento paralelo, uma GPU é normalmente usada para processamento de cálculos mais complexos e renderização de gráficos, mapas e objetos, justamente o que o ArcGIS PRO mais demanda, principalmente em 3D.

Qual é a temperatura normal de uma GPU? As temperaturas ideais da GPU variam de 65 a 85 °C (149 a 185 °F) em condições normais de uso, como ao jogar games.

A GPU surgiu para "aliviar" o processador principal do computador (CPU) da pesada tarefa de gerar imagens. Por isso, é capaz de lidar com um grande volume de cálculos matemáticos e geométricos, condição trivial para o processamento de imagens 3D (utilizadas em jogos, exames médicos computadorizados, entre outros).

Na janela do Gerenciador de Tarefas, clique na guia Desempenho e selecione a GPU da lista. Além de exibir a placa gráfica que abriga a GPU, o Gerenciador de Tarefas mostrará outros detalhes, como a utilização da GPU (a intensidade de uso da GPU no momento) e a temperatura da GPU.

Activar a programação da GPU acelerada por hardware
Com o equipamento certo (isto é, uma nova GPU e Windows 10/11) pode permitir a programação de GPU acelerada por hardware a fim de reduzir a latência e melhorar o desempenho. Isto é suportado pelas GPUs AMD e Nvidia e dá-lhe outra forma de aumentar o desempenho.

A placa de vídeo ocasionalmente é chamada de GPU. O nome vem do inglês, uma sigla para "Graphics Processing Unit", ou unidade de processamento de gráficos em bom português.

O i9-12900KS é uma edição especial do i9-12900K, que era até então o processador mais potente da linha Core. Eles têm os mesmos 16 núcleos, sendo oito voltados para performance e oito para eficiência, e 24 threads. As diferenças são mesmo o clock e o consumo de energia.

Como escolher o processador ideal? Veja dicas antes de comprar

  1. Saiba o tipo de uso desejado.
  2. Fique de olho no hardware que você tem.
  3. Avalie a TDP.
  4. Gráficos integrados.
  5. Considere a relação entre núcleos e velocidade.
  6. Quanto mais recente, melhor.
  7. Suporte a overclock.

Os mais importantes são o número de unidades de processamento gráfico — núcleos CUDA em modelos Nvidia, stream processors em placas AMD — e a quantidade de memória. Quanto mais desses itens a placa de vídeo tem, maior é a sua capacidade gráfica.

A sigla RAM vem do inglês “random access memory”, que pode ser traduzido para “memória de acesso aleatório”. Esse componente é responsável por dar mais agilidade e velocidade no funcionamento geral do sistema. Sem a memória RAM, tarefas como abrir programas e editar arquivos demorariam muito para serem realizadas.