Qual é a diferença entre coreografia e dança de improviso?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Sem acordos. Já no processo de improvisação na dança em que não ocorre nenhum tipo de acordo prévio, a coreografia nasce no ato da apresentação, diante da plateia e diante do próprio grupo de dança, que não ensaiou previamente, não fez nenhum tipo de acordo e nem definiu alguma coreografia.

Escores de improvisação normalmente oferecem ampla liberdade de interpretação pessoal do dançarino. Coreografia planejada , em que um coreógrafo dita movimento e forma em detalhes, deixando pouca ou nenhuma oportunidade para o dançarino a exercer interpretação pessoal.

A ideia da coreografia é usada para nomear a arte de criar danças. O conceito também é usado para nomear a sucessão de figuras e passos que ocorrem no âmbito de uma dança. Os coreógrafos são responsáveis por conceber as estruturas nas quais se repetem os movimentos executados pelos bailarinos.

Quando os bailarinos se movimentam de forma livre e espontânea, sem seguir uma coreografia, roteiro ou algo que tenha sido ensaiado anteriormente chamamos de improviso!

A coreografia é a arte da composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma idéia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos, passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares.

A coreografia
Podemos inicialmente definir coreografia como a estrutura dada aos movimentos de dança para expressar determinada ideia. Observamos ainda que é o “desenho” da dança, criado para comunicar, por meio dos gestos dos bailarinos, onde são abertos a diferentes interpretações.

A coreografia é a organização dos elementos de uma dança: os movimentos e o modo como serão feitos; as relações de quem dança com a música ou com os sons; a relação com o lugar onde se dança; a interação com os outros dançarinos e com o público.

Entre as formas apresentadas estão: 1 improvisação sem acordos prévios; 2 improvisação com acordos prévios; este se subdivide em duas classes: 2.1 improvisação em processos de criação; 2.2 improvisação com roteiros.

A improvisação na dança são os movimentos livres realizados sem seguir movimentos pré- determinados, não existindo limites para o corpo. Os sentimentos e as expressões faciais revelam as emoções transmitidas pelo dançarino enquanto dança.

Desta forma, o termo “coreografia” surge na dança em 1700, na corte de Luiz XIV, para nomear um sistema de signos gráficos, notação da dança, capaz de transpor para o papel o repertório de movimentos do balé daquela época.

A improvisação na dança surge quando os bailarinos movimentam seus corpos livremente, sem seguir uma coreografia ou um roteiro específico que tenha sido ensaiado anteriormente.

Significado de Coreografia
substantivo feminino [Antigo] Notação dos passos e das figuras da dança. Arte de compor bailados e de os transcrever. O mesmo que coregrafia.

O teatro de improviso, assim como o nome já se refere, é uma modalidade teatral baseada na improvisação. Ao invés de partir de uma dramaturgia pré-estabelecida, os artistas interpretam algo não pensado ou articulado anteriormente.

Conclui-se que a improvisação é de suma importância para a dança, pois dá oportunidade para que o dançarino possa criar seus próprios movimentos de acordo com seus sentimentos e sensações em um contexto bem natural.

FORMAS DE IMPROVISO: PRÁTICA
Acordes alterados. Escala diminuta. Escala de blues. Escala pentatônica menor.