Qual é a diferença entre convencer é persuadir?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Convencer mexe com a razão. Persuadir e influenciar mexe com a emoção das pessoas. São habilidades de comunicação muito buscadas hoje em dia em todas áreas. Os líderes, os políticos e a publicidade usam muita persuasão e influência.

Argumentar é a arte de convencer e persuadir, é entender a razão do outro, demonstrando, provando; significa não estar contra o outro e sim junto ao outro.

1 Levar (alguém ou a si próprio) a crer ou aceitar; convencer(-se): “Palha é que a persuadiu finalmente; disse-lhe que, por mais supérfluas que lhe parecessem aquelas prendas, eram o mínimo dos adornos de uma educação de sala” ( MA4 ) .

O termo “persuasivo” é um adjetivo derivado do verbo “persuadir”, que significa “convencer alguém”. Um exemplo de texto persuasivo é repleto de todas as técnicas convincentes que um escritor pode empregar.

2 cativar, seduzir, encantar, atrair, envolver, fascinar, aliciar, agradar, empolgar, enfeitiçar, fisgar. Exemplo: Sua história não conseguiu convencer a audiência. Demonstrar uma verdade: 3 demonstrar, provar, comprovar, confirmar, atestar, asseverar, certificar.

Aprenda 6 princípios para ser mais persuasivo nos negócios

  • 1- Afinidade ou Simpatia. “Somos mais propensos a sermos influenciados pelas pessoas que gostamos.” – Robert Cialdini. ...
  • 2- Autoridade. ...
  • 3- Coerência e Compromisso. ...
  • 4- Escassez. ...
  • 5- Prova social ou Senso comum. ...
  • 6- Reciprocidade.

Persuadir ou convencer significa 'provar que algo é ou não verdadeiro', em uma situação em que um ouvinte é vencido com a argumentação oferecida por outra pessoa. “Em geral, para convencer, usamos argumentos lógicos.

É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s). Segundo Aristóteles, a retórica é a arte de descobrir, em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.

Argumentos persuasivos integram o rol dos fatos persuasivos, mas o inverso não se aplica de modo necessário; ou seja, nem todo fato persuasivo, conforme o breve elenco que enumeramos, corresponde a um argumento persuasivo.

Basicamente, é a habilidade que algumas pessoas possuem para convencer as outras acerca de determinado assunto, opinião ou objetivo.

São argumentos capazes de modificar nossos pensamentos e ações, e não apenas um artifício criado para nos fazer comprar algo ou alguma ideia.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

Joni Galvão

  • 1) COERÇÃO. É a persuasão que utiliza o medo como principal emoção. ...
  • 2) SEDUÇÃO. É a persuasão pela emoção positiva. ...
  • 3) RETÓRICA. É a manipulação de ideias. ...
  • 4) HISTÓRIA.

Poder de persuasão é a capacidade de influenciar decisões e ações dos demais, usando da argumentação racional e do apelo emocional. Para isso, aplicam-se os conhecimentos de diferentes áreas, como Neurociência, Psicologia e Programação Neurolinguística, no processo de comunicação.

Uma das melhores maneiras de persuadir alguém é mostrar que você sente o que ela sente. É possível fazer isso repetindo para a pessoa o que ela acabou de dizer, mas com outras palavras. Essa tática também é conhecida como escuta reflexiva e é baseada no conceito da empatia, ou seja, de se colocar no lugar do outro.