Qual é a diferença entre convencer e manipular?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Trocando em palavras, persuadir é influenciar alguém a fazer algo a seu próprio favor. Por exemplo: sugiro que alguém compre o meu produto pois sei o bem que fará a essa pessoa. Já a manipulação seria influenciar alguém a fazer algo apenas a meu favor.

Manipulam por meio de palavras
Isso acontece porque eles não suportam a ideia de que algo não seja exatamente da maneira que lhes agrada e, por isso, manipulam pessoas e circunstâncias para que os resultados saiam como o planejado. O objetivo da pessoa manipuladora é satisfazer as suas próprias vontades.

Como ser persuasivo e melhorar seu poder da negociação

  1. Exercite dois pontos: atenção e escuta. Para aprender realmente como ser uma pessoa persuasiva você precisa saber o que o seu cliente em potencial precisa. ...
  2. Reconheça a necessidade do outro. ...
  3. Passe credibilidade. ...
  4. Demonstre comprometimento.

A manipulação ocorre para que seja alcançado um objetivo, sendo ela o meio para chegar lá. Dessa maneira, pode se dizer que há dois tipos básicos de manipulação: a direta e a indireta.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

1. Fazer ter (a alguém) a convicção de (alguma coisa). 2. Persuadir (a alguém).

O que é uma pessoa persuasiva? Ser persuasivo é ter o poder de convencer outras pessoas de que o seu ponto de vista está correto. É importante destacar que ser persuasivo é diferente de ser um manipulador, pois não se trata de levar vantagem ou fazer com que os outros trabalhem de graça para você.

Persuasão é uma palavra que vem do latim persuadere e quer dizer convencer. Assim sendo, nada mais é do que convencer alguém a realizar uma determinada ação ou a acreditar em algo. Convencer, instigar, induzir, estimular o outro a agir da forma como você gostaria.

Dificuldade em lidar com a rejeição: Quando as táticas manipuladoras de um indivíduo não têm sucesso, eles podem ter dificuldade em lidar com a rejeição. Isso pode ser um ponto fraco, pois eles podem ficar frustrados, irritados ou desmotivados ao enfrentar resistência ou limites.

Os manipuladores sempre tentarão coagir você com suas solicitações ou pedidos, fazendo com que você se esqueça de si mesmo e das suas necessidades. Se o manipulador tenta te ofender ou refutar seus argumentos, mude o foco de atenção: de você mesmo para seu interlocutor.

Pessoas manipuladoras estão em todos os lugares, então é inevitável que encontremos uma ou outra durante nossas vidas. O medo de dizer “não” para essas pessoas muitas vezes é real, mas dizer “não” é necessário para evitar que você seja explorado incessantemente.

Os manipuladores emocionais tendem a se tornar agressivos quando não conseguem o que querem, pois não sabem lidar com frustrações. Assim, quando algo não sai da maneira no qual planejaram, eles tendem a partir para agressões ou fazem ameaças de vingança para conseguirem o que querem.

7 regras para se comunicar com um manipulador

  1. Não esqueça seus direitos inalienáveis. Você tem o direito de: ...
  2. Mantenha distância dele/dela. ...
  3. Faça perguntas de teste. ...
  4. Não corra. ...
  5. Aprenda a dizer “não” ao manipulador. ...
  6. Compartilhe com ele/ela as possíveis consequências. ...
  7. Defenda-se das suas provocações.

As personalidades controladoras também podem causar problemas para os líderes. As pessoas manipuladoras que se reportam a você podem querer o seu trabalho ou sentir que podem fazê-lo melhor que você. Desta forma, manipuladores podem ignorar as suas instruções ou atacar você na frente da equipe.