Qual e a diferença entre condutores e isolantes?

Perguntado por: aveiga3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

De acordo a teoria de bandas, nos materiais isolantes, os elétrons têm níveis de energia abaixo do mínimo necessário para serem conduzidos. Já nos materiais condutores, os elétrons apresentam níveis de energia maiores que a energia mínima para que ocorra sua condução.

Isolantes elétricos são aqueles materiais que possuem poucos elétrons livres e que resistem ao fluxo dos mesmos fazendo com que não ocorra choque elétrico. Alguns materiais desta categoria são: Plástico (resinas), Silicone, Borracha, Vidro (cerâmicas), Óleo, Água pura deionizada.

Fios de cobre são bons condutores elétricos. Condutividade é a propriedade da matéria de permitir que as cargas elétricas fluam em seu interior. Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade.

Isolantes e condutores térmicos
Os materiais chamados de condutores, por exemplo, são aqueles capazes de transferir calor com grande facilidade – é o caso da maioria dos metais. Os materiais isolantes, por sua vez, são aqueles que dificultam a passagem de calor, como o isopor, a borracha, a madeira etc.

Alguns materiais que podem ser considerados dessa categoria são: silicone, vidro (cerâmicas), plástico (resinas), borracha e óleo. Esses isolantes de eletricidade possuem alta resistência ao fluxo de cargas e, por isso, são utilizados para fazer a cobertura de fios e cabos elétricos de cobre.

O germânio (Ge) e o silício (Si) são os materiais semicondutores mais comuns. A produção de silício, entretanto, é mais explorada justamente por apresentar uma ligação química mais eficaz. O arseneto de compostos de gálio também pode ser utilizado como semicondutor.

Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.

Os materiais condutores elétricos possuem três tipos, os condutores sólidos, os condutores líquidos e os condutores gasosos.

prata

Existem diferentes tipos de condutividade, incluindo condutividade elétrica, térmica e acústica. O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano. Quando esse movimento acontece com muita dificuldade, ou não acontece, dizemos que este corpo é um isolante elétrico.

Os materiais maus condutores ou isoladores são aqueles que não se deixam atravessar pela corrente eléctrica e que, portanto, dificilmente a conduzem. Eles são considerados isolantes.

Os metais condutores térmicos são aqueles que apresentam muita facilidade para fazer a troca de calor. É assim com a maior parte dos metais e ligas metálicas – mesmo porque o cobre e o alumínio, que são os que apresentam maior potencial de condutividade térmica, são alguns dos elementos mais abundantes na natureza.

Plástico; Têxteis (lã, seda, etc.); Água deionizada, água bastante açucarada; Ar seco.