Qual É a diferença entre conceito É definição?

Perguntado por: ucamilo3 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O que é conceito e definição? Enquanto o conceito é algo concebido pelo pensamento de alguém, podendo variar de pessoa para pessoa, a definição representa uma explicação mais objetiva. Definição é, portanto, o significado de algo.

1 significação, sentido, significado, identificação, designação, acepção, conceito, conteúdo, noção, alcance, intenção.

Existem várias espécies de definições: "reais", "nominais" e "descritivas".

Elaborar conceitos é ter a possibilidade de apreendê-los na consciência, interpretá-los, compreendê-los nas relações sociais concretas, ou seja, atribuir-lhes sentido.

Um conceito é portanto uma unidade cognitiva de significado. Nasce como uma ideia abstrata (é uma construção mental) que permite compreender as experiências que resultam da interação com o meio envolvente e que, por fim, é verbalizada (exprimida por palavras).

Estudar e entender um conceito é primordial não apenas para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, mas também para a compreensão de tal domínio tornam-se um termômetro do momento em que a sociedade está passando.

Conceitos são necessários, eles são a base para o entendimento do conteúdo e para a devida relação deste com a realidade. A clareza dos conceitos por parte dos alunos possibilita a eles pensar historicamente e consequentemente compreender o mundo.

O conceito é um instrumento simbólico, uma ferramenta do nosso pensamento. Quem pensa, pensa porque é capaz pensar com conceitos. O conceito é uma faculdade do nosso pensamento para fazer mediação cognitiva no conhecimento da realidade. Captamos a realidade por meio de conceitos.

1 determinada, estabelecida, precisa, fixa, certa, exata, delineada, estipulada, marcada, indicada, precisada, fixada, deliberada, decidida, decretada, resolvida, assente.

Exemplos de palavras bonitas para descrever uma pessoa encontram-se preponderantemente em adjetivos e certos termos, tal como maravilhosa, gente boa, incrível, sensacional, linda, honesta, gentil, caridosa, magnífica, etc.

Após confundir o interlocutor sobre aquilo que ele julgava saber (opinião), Sócrates partia para a construção do conceito. O conceito era o resultado das perguntas que ele fazia com o objetivo de aprofundar o tema em questão. Penetrava no âmago do problema, sem contudo ter a pretensão de descobrir a verdade total.

Para os que privilegiam a teoria em detrimento da prática, um conceito seria uma técnica utilizada para obter ou medir alguma coisa para além do próprio fenômeno que descreve.

O direito pode ser entendido como um conjunto de normas que visam garantir a manutenção da paz social, que lutam pela busca de uma convivência harmônica e pelo bem estar coletivo. De forma bem sucinta, o direito simplesmente visa dar a cada um, o que lhe é devido. Ele é o grande promovedor da justiça social.

É a disciplina que consiste em criar conceitos. O filósofo é o artesão a quem compete a criação dos conceitos e a filosofia é a sua profissão, seu métier. Esta é, em suma, a resposta deleuziana: “a questão da filosofia é o ponto singular onde o conceito e a criação se remetem um ao outro”.

Os conceitos científicos são os procedimentos acadêmicos e estudos teóricos ou práticos para a construção do conhecimento, e os espontâneos ou cotidianos são aqueles sem comprovação científica ou seja criados a partir da vivência.