Qual é a diferença entre compreender e interpretar?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Resumindo: Compreensão de textos: é a decodificação da mensagem, ou seja, análise do que está no explícito no texto. Interpretação de textos: é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.

O que é compreensão de texto? A compreensão está diretamente relacionada a uma análise mais objetiva do texto, a fim de entender a mensagem que está sendo transmitida de maneira. Em outras palavras, ela visa decodificar o que está escrito e assimilar as principais palavras e ideias por meio de informações concretas.

Como interpretar melhor seus textos?

  1. Leia os textos pausadamente. ...
  2. Conheça novas palavras. ...
  3. Resuma os parágrafos do texto. ...
  4. Marque os dados relevantes dos enunciados. ...
  5. Leia a pergunta antes. ...
  6. Compare as alternativas. ...
  7. Cheque as fontes da questão.

Interpretar textos contribui para assimilar mais facilmente conteúdos e desenvolver pensamento crítico. Além disso, também permite aumentar o vocabulário e adquirir mais conhecimentos a respeito do mundo. O indivíduo que possui boa capacidade interpretativa de textos torna-se um argumentador mais eficaz.

Conter em si: 2 conter, ter, incluir, encerrar, constar, trazer, possuir, apresentar, albergar, compor-se, integrar-se. Exemplo: A exposição fotográfica irá compreender o trabalho de três fotógrafos.

1 explanar, esclarecer, elucidar, aclarar, explicar, expor. Apreciar: 2 apreciar, analisar, comentar, criticar, decifrar, examinar.

1 crítica, comentário, análise, apreciação, compreensão, exame, glosa, leitura, observação, olhar, perspectiva, versão, visão. Explicação: 2 explicação, esclarecimento, exposição, acepção, escólio, exegese, explanação, narração, sentido, significação, significado.

1. Fazer a interpretação de. 2. Tomar (alguma coisa) em determinado sentido.

Compreensão é a capacidade de compreender, entender ou assimilar algo. É considerado um processo cognitivo (relativo ao conhecimento), onde é necessária a interpretação de determinada coisa para seja apreendida pelo indivíduo.

Podemos distingui 6 (seis) formas de interpretação: literal ou gramatical; lógica; histórico-evolutiva; sistemática; teleológica; sociológica.

Nossa primeira dica é começar destacando os elementos introdutórios do texto. Um pré conhecimento do que será lido, quais personagens, qual contexto pode atrair a atenção e facilitar a compreensão. Relembre os estudantes da importância de ler ou observar um texto pausadamente e retornar a ele sempre que necessário.

A interpretação é uma forma de tradução dos resultados numéricos para a linguagem da área em estudo. Essa fase é, portanto mais qualitativa e abre um campo para o usuário organizar sua própria interpretação face aos seus objetivos de pesquisa e aos resultados estatísticos.

Como interpretar questões?

  1. Exercite a leitura. Para aumentar a sua capacidade de interpretação de texto para concurso você deve: ...
  2. Coloque-se no lugar do examinador. ...
  3. Não pare a leitura por uma palavra desconhecida. ...
  4. Pratique diferentes estilos de leitura na prova. ...
  5. Tenha uma atitude positiva. ...
  6. Cuidado com algumas palavras.

Interpretação de texto
Entender o que está por trás dos códigos linguísticos é fundamental para adquirir repertório cultural. Refletir sobre o conteúdo de textos verbais e não verbais é muito importante para compreender livros, peças teatrais, músicas, filmes e pinturas.

O principal objetivo da interpretação de texto é identificar a ideia principal dele. Quando isso é feito, é possível localizar as ideias secundárias, que podem ser argumentações, fundamentações ou explicações que irão esclarecer questões.

A interpretação de texto é uma importante habilidade que desenvolvemos na prática de leitura, servindo para entender ideias explícitas e implícitas em um texto. Por meio da interpretação de texto, podemos analisar e inferir outros conceitos relacionados com o que foi discutido na leitura.

Etimologicamente, compreender, nas suas raízes latinas, é formada pela junção do prefixo com mais o verbo prehender ou praehendere, formando comprehen- dere ou compraehendere, que significa: 1. com as mãos agarrar, prender, tomar ou apoderar- se de, pegar; 2.

Compreender não é o mesmo que entender.
Não é apenas decifrar o que eles dizem, é se conectar com a realidade particular da pessoa à sua frente através da empatia.

limitar, restringir, marcar, exceptuar, reservar.