Qual é a diferença entre coesão e coesão?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A coesão refere-se a estrutura e organização de um texto. Para isso, todas as suas partes devem estar interligadas através de elementos conectivos. Enquanto a coerência remete ao encadeamento lógico de ideias e ao sentido interno e externo ao texto.

adjetivo Ligado ou relacionado por coesão; que apresenta uma unidade lógica. [Gramática] Que usa corretamente os aspectos gramaticais, conectando os elementos de um texto, deixando-o claro e compreensível: texto coeso. [Figurado] Que se dispõe de modo harmônico; ajustado.

A coesão é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.

Já a coesão sequencial acontece de forma um pouco diferente: ela serve para conectar uma frase a outra, além de fazer a união dos parágrafos. Portanto, normalmente consiste no uso de conjunções que vão guiar o texto e apresentar a relação entre o que foi escrito em cada etapa textual.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição. Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

Os elementos da coesão — preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais — deixam claro qual é a relação lógica entre cada ideia, dando ao leitor uma indicação do rumo que a frase vai tomar.

Coerência Narrativa
Nesse tipo de texto é obedecida uma lógica entre ações e personagens. Cada ação obedece a um tempo que permite conhecer a ordem dos acontecimentos sem contradições. Exemplo: Ele ligou à noite para acalmar o desespero dela.

1 acordo, coerência, concordância, conexão, harmonia, nexo, unidade. Aglutinação de moléculas e partículas: 2 aderência, adesão, aglutinação, concentração, ligação.

Sem a coesão não seria possível transformar uma sequência de palavras num todo organizado, isto é, em um texto. A coesão e a coerência desempenham funções diferentes dentro de um texto e são muito importantes para entender como fazer uma boa redação.

Em que há uma coerência lógica: 1 coerente, lógico, racional, congruente, consistente, compreensível, razoável, fundamentado, consentâneo. Em que há harmonia e concordância: 2 harmônico, concordante, concorde, conforme, condizente, afinado, ajustado, compatível, uníssono, proporcionado, sintônico, homogêneo.

A coesão auxilia na construção de sentido do texto. Coesão textual se refere à articulação entre os componentes de um texto. Ela pode ser referencial (retomada de algum item do texto) ou sequencial (relação semântica entre enunciados). Os mecanismos coesivos estão restritos à estrutura do texto.

Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, o emprego de conectivos, sinônimos, dentre outros. Para ser melhor empregada, a coesão necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.

Como Construir um Texto Coeso

  1. 1 – Evitar a Repetição de Termos. ...
  2. 2 – Fazer Ligações entre as Frases e Assuntos. ...
  3. 1 – Escrita Clara, Simples, Objetiva e Concisa. ...
  4. 2 – Planejamento de Ideias. ...
  5. 3 – Harmonia entre Ideias e Fatos. ...
  6. 4 – Referência no Assunto.

Significado de Coesa
adjetivo Que se relaciona através da coesão, por meio da lógica, de forma harmônica: fala coesa, proposta coesa, atitude coesa. Intimamente unido; ligado com intensidade. [Figurado] Diposto de maneira equilibrada, proporcional; ajustada.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Em síntese, coerência textual relaciona-se à lógica, à não contradição, à adequação ao gênero e à linguagem. Além disso, para um texto ser coerente, deve haver harmonia entre as partes, logo, início, meio e fim precisam seguir uma sequência lógica para que o leitor consiga entender o sentido do texto.

A coesão referencial é aquela que cria um sistema de relações entre as palavras e expressões de um texto, permitindo ao leitor identificar os termos a que se referem. O termo referente é aquele que indica a entidade ou situação a que o falante se refere. Observe o exemplo: O cachorro latiu.