Qual é a diferença entre cobiça e inveja?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Cobiça é desejar o que é do outro. Ele perde e a gente ganha. Inveja é desejar que o outro perca, sem que a gente precise ganhar ou tirar alguma vantagem. Os invejosos são os piores, pois é difícil percebê-los, já que eles não ganham nada com o fato.

Desejar de forma imoderada possuir algo que, geralmente, pertence a outrem; desejar com cobiça.

Sentir muita inveja de algo/alguém.

Cobiça é o interesse mórbido por bens materiais. É a tentativa de querer tudo para si a ponto de prejudicar outros aspectos mais importantes da vida. Avareza é o apego demasiado aos bens, tornando a vida insuportável e desagradável em razão do medo que o avarento tem de perder a sua fortuna.

Segundo o dicionário, admiração é a tendência emocional para demonstrar respeito, estima, consideração ou simpatia por algo ou alguém. Inveja vem do latim invidere que significa não ver. É o sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outra pessoa.

A cobiça pode ser caracterizada pelo desejo de possuir bens materiais e a ambição desmedida por riquezas. Aquilo que é de outra pessoa sempre chama mais atenção e é o objetivo a ser conquistado.

quem cobiça o que é dos outros perde até o que não tinha.

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

Encontramos em Tiago, capítulo 3, versículo 16: “Onde há inveja, há a ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”. São inúmeras as pessoas que sofrem com a inveja.

Quando cobiçamos bens materiais exageradamente podemos acabar querendo o que pertence a outra pessoa. Ao sentimos certa tristeza quando alguém tem algo que não temos ou desejamos nos apropriar daquilo de forma desmedida, isso se torna, segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2539, o pecado da inveja.

Significado de Cobiçado
adjetivo Desejado; que é alvo de cobiça, desejo exagerado: ele tinha cobiçado o meu emprego. Almejado; que se deseja ou almeja algo intensa e exageradamente: emprego muito cobiçado.

Quando for cobiçar alguma coisa do próximo, cobiça a cruz que ele carrega também.

1 desejar. Querer: 2 pedir. 3 ambicionar, anelar, ansiar, apetecer, aspirar, desejar, querer.

É o Latim CUPIDITAS, “desejo intenso, ambição”, de CUPIDUS, “desejoso”, de CUPERE, “querer, desejar ardentemente”.

O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses. Jeremias profetizou que o povo de Judá sofreria nas mãos de uma nação hostil como punição por seus pecados.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc.

O que importa é ter também. Já a INVEJA é diferente. O invejoso não só cobiça as coisas que o outro tem, mas esmera-se especialmente em minar a felicidade que o outro tem. A pessoa se empenha em eliminar a alegria do outro destruindo o que produz sua felicidade.

Ambição: forte desejo de obter riquezas ou poder, glórias ou honras; anseio constante de alcançar determinado sucesso ou objetivo, pretensão, aspiração; cupidez; cobiça. Ganância: desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros; ânsia por ganhos exorbitantes; cupidez, cobiça, avidez.

Atualmente reconhece-se que há dois tipos de inveja: uma benigna e outra maliciosa. No caso da inveja benigna, o que é invejado é uma coisa, como o carrão novo do vizinho. Essa inveja também é conhecida como inveja branca. No caso da inveja maliciosa, a inveja é de uma pessoa e não da coisa em si.

Inveja: 6 dicas para lidar com pessoas invejosas

  1. A pirâmide de Maslow. ...
  2. Tente conversar. ...
  3. Não fale sobre a sua vida pessoal e profissional. ...
  4. Sinalize a situação para os seus gestores. ...
  5. Faça terapia. ...
  6. Não mude quem você é ...
  7. Mostre ao invejoso que ele também possui qualidades.

Inveja é o desejo de possuir um bem que pertence ao outro.
É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.