Qual é a diferença entre ciência e fé?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A diferença entre ciência e fé é a seguinte: em ciência, a gente tem que ver para crer. Você observa a natureza, você observa o mundo, obtém dados sobre como o mundo funciona, analisa esses dados e entende. Pela , você crê para ver. A crença vem antes da visão.

Segundo Aquino (2007), a Ciência leva o homem ao conhecimento experimental das leis do mundo natural, a fé o transporta à transcedência do sobrenatural. A fé, no seu sentido próprio e pleno, supõe credenciais racionais que indicam ao fiel que ele pode crer; que tal artigo de fé não é absurdo, ilógico ou irracional.

TEOLOGIA

A TEOLOGIA é estudo da fé e das religiões.

Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende. Por Ele ter sentido todas as nossas dores, aflições e fraquezas, Ele sabe como ajudar-nos a vencer as dificuldades diárias (ver Alma 7:11–12; D&C 122:8).

1 Convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção; credulidade, crença: “De fato, como ia ter fé no progresso e na ciência, ter fé nos técnicos e nos especialistas que, teoricamente, orientariam e dirigiriam o país, se os critérios e objetivos eram sempre traçados pelos interesses de alguns?” ...

Não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceite sob a ótica do conhecimento religioso. O conhecimento religioso se fundamenta em dogmas, verdades inquestionáveis orientadas pela fé.

Já que o cientista da religião possui liberdade na sua área de pesquisa, cujo objetivo é estruturar um inventário especializado, com o compromisso ético-científico. A Teologia traz como referência a reflexão acerca da realidade de uma determinada tradição religiosa.

INTRODUÇÃO. A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.

De um lado a , um dispositivo inerente ao ser humano que, independentemente da cultura em que esteja inserido, a exerce. De outro lado, a razão, o pensamento crítico que o indivíduo desenvolve no intuito de desvendar a verdade na sua essência.

A se dá quando a pessoa passa a acreditar de maneira incondicional numa explicação de mundo e a considera como sendo uma verdade absoluta, ainda que haja qualquer tipo de prova objetiva (racional) a contrariando.

A ciência busca aprofundar sua base no método e na pesquisa enquanto a filosofia parte da indagação e na crítica filosófica. A religião se atém ao conhecimento teológico.

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

A Ciência da Religião é um campo do saber que tem como realidade o fenômeno religioso investigando-o sistematicamente em todas as suas manifestações sem que se questione sua validade teológica, ou seja, nesta área do conhecimento não se questiona a "verdade" ou a "qualidade" de uma religião, pois todas se apresentam ...

A crença religiosa é um poderoso comportamento que possibilita às pessoas terem esperança e motivação quando adoecem. Isso liberta em seus corpos mecanismos de cura naturais — afirmou o médico.

O Salvador disse: “Se tiverdes como um grão de mostarda (…) nada vos será impossível” (Mateus 17:20). Uma semente de mostarda é bem pequena, mas cresce até se tornar uma grande árvore. Como podemos aumentar nossa ?

  • natural. É inato ao homem ele já nasce acreditando em alguma coisa. ...
  • Salvadora. É que faz o homem se aproxima de Deus, pois para agradar-lhe é necessário acreditar que ele existe e é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).
  • Sobrenatural. ...
  • (Fruto do Espirito).

Uma palavra de Deus para hoje: não temas!
Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa." Com o Senhor somos mais que vencedores. Não há o que ter medo, Deus já preparou o melhor para nós.

Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus.

Como também há diferença do viver com e viver pela fé, já que a está presente em todos os corações, seja do crédulo ou do incrédulo, mas não a que realiza milagres, porque existe a natural (aquela que nasce conosco) e a sobrenatural (aquela que é desenvolvida em nós).