Qual é a diferença entre cidade e Estado?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

É a divisão de um estado em várias partes, ou seja, em vários municípios. Eles possuem a sua divisa legalmente delimitada, contando, inclusive, com várias cidades em seu território. Já a cidade nada mais é do que a parte mais urbanizada do município.

Descreva as paisagens e o clima.
Ela pode ser mais urbana, com uma população enorme e diversos arranha-céus, ou pequena, com uma população diminuta e poucas ruas. Concentre-se em como um estranho veria a cidade, incluindo a vegetação, o terreno e o visual. Pense também no clima. Ela é quente e úmida ou fria e seca?

5.565

Segundo o IBGE, o município é uma unidade político-administrativa, cuja sede é chamada de cidade. No Brasil, existem exatamente 5.565 municípios. O número de municípios no Brasil mais que dobrou desde a década de 1960.

Ou seja, é uma cidade independente, com governo soberano, autônomo e próprio, com estrutura administrativa que funciona de forma política e financeira autossuficiente, sem qualquer dependência com outras regiões ou governos.

Uma cidade é uma aglomeração de pessoas, unidas em um perímetro urbano. É formada por casas, geralmente próximas umas às outras, e outros edifícios. As cidades contam com serviços que atendem as necessidades básicas da população, como saneamento e distribuição de eletricidade.

Povoação urbana: 1 urbe, urbanização, município, burgo, povoação, povoamento, localidade.

Pode ser definida como um lugar permanente e densamente povoado com limites administrativamente definidos cujos membros trabalham principalmente em tarefas não agrícolas. As cidades geralmente têm amplos sistemas de habitação, transporte, saneamento, serviços públicos, uso do solo, produção de bens e comunicação.

O menor país do mundo é menor do que muitas cidades e até mesmo bairros. O dono deste título é o Vaticano, com seus incríveis 0,44 quilômetros quadrados de extensão territorial, segundo o próprio governo local. O Estado da Cidade do Vaticano, nome oficial do país, está localizado dentro da capital italiana, Roma.

O fato de o Maranhão aparecer na liderança dos municípios mais pobres não é surpresa, já que o Estado tinha, em 2020, o menor PIB per capita nacional, o menor PIB per capita nacional de pouco mais de R$ 15 mil, ante R$ 87 mil do Distrito Federal.

Monte Carlo

Monte Carlo (Mônaco), bairro mais caro do mundo, segundo o Global Property Guide.

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

Ao citar cidades, deve-se indicar o estado, exceto no caso de capitais. Em textos escritos, a sigla do estado deve vir entre parênteses.

estado de São Paulo

São Paulo – SP. A capital do estado de São Paulo ocupa o posto de cidade mais populosa do Brasil, com 12.396.372 habitantes, segundo a projeção mais recente realizada pelo IBGE, de 2021.

Serra da Saudade

Serra da Saudade, menor município do País, em Minas Gerais. Serra da Saudade, em Minas Gerais, a 256 quilômetros da capital Belo Horizonte, tem a menor população do País, de acordo com as primeiras estimativas do Censo 2022, divulgadas nesta quarta-feira pelo IBGE.

cidade de Hum

A cidade menos populosa do mundo, inclusive reconhecida pelo chamado “Guinness – Livro dos Recordes”, é a cidade de Hum, localizada na Croácia, país da Europa. Segundo levantamentos populacionais locais, a cidade possui cerca de 25 habitantes.

Resposta verificada por especialistas
Cidade é um espaço geográfico, também conhecido como zona urbana, com uma aglomeração populacional, onde é possível encontrar residências, comércio, indústria, banco etc.

A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo. Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana).

Campo também é antónimo de cidade, quando se quer salientar dois ambientes opostos, e não opor tamanhos ou importância. Normalmente não há antónimos perfeitos, tal como sucede com os sinónimos. Rural é, de facto, antónimo de urbano, bem como rústico.