Qual é a diferença entre chalé e xale?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Bom, nós vamos te ajudar. O correto é Chalé para as famosas casas em formato de “A”. Já Xale é um assessório de vestuário utilizado no frio.

Conheça diferentes formas de construir um chalé de madeira

  • Chalé de madeira pré-fabricado.
  • Chalé rústico de madeira.
  • Chalés de madeira e vidro.
  • Chalés de madeira simples.

Em média, um chalé construído de maneira tradicional pode atingir o valor de R$ 1.500,00 por metro quadrado. Contudo, se a construção for feita em madeira pré-fabricada, o valor é em média de R$ 1.260,00 por metro quadrado.

Tamanho ou manequim Único 1,90 m de comprimento x 55 cms de largura Franja: 15 cms de comprimento (dobrada) Xale tricotado de forma retangular. É feito em 2 partes iguais para que o ponto fique na mesma direção quando o xale for colocado.

O xale é uma manta maior, feita de tecidos grossos como lã, e pode ter o formato quadrado, retangular e triangular. Por serem peças grandes, costumam ser usadas sobre os ombros, deixando o pescoço descoberto. Mas pode ser usado mais aberto ao redor do pescoço, formando um volume maior o cachecol.

Os xales de tecidos mais finos vão muito bem com vestidos, desde os mais simples até os sofisticados. Arrase em ocasiões como festas de formatura e até casamentos. Os ponchos mais tradicionais, que fazem parte da indumentária dos gaúchos, normalmente, são feitos de tecidos grossos como lã. Este da foto é um exemplo.

Apresenta elementos rústicos tanto na sua construção quanto na sua decoração interna e externa. Sendo construídos na grande maioria das vezes em troncos de madeiras roliças, tábuas de madeira ou pedras, e com elementos que remetem aspectos retrôs, como telhas de barro e portas e janelas em madeira natural.

Tamanho da casa: 5,90 metros de frente e 7,90 de fundos. Terreno mínimo para implantação: 9 metros de frente por 12 de fundos.

Como características, os chalés são conhecidos pela arquitetura em que as paredes são de madeira e o telhado é bem inclinado. No entanto, contemporaneamente também podem ser vistos chalés que são construídos utilizando outros materiais como pedra ou concreto, dependendo da região e do clima e do estilo do morador.

Os bangalôs da região lembram muito os chalés suíços em sua composição geral, mas acabam sendo maiores e mais semelhantes a grandes casas como as encontradas na Austrália, porém com o clássico estilo colonial gerado pelo tipo de telha escolhido e pelas cores.

Uma casa chalé não tem nada a ver com uma comum
Pode parecer exagero, mas elas realmente são totalmente diferente das casas comuns no Brasil. Em sua grande maioria, os chalés exigem uma interação um pouco diferente do que estamos habituados.

Ou seja, a cada 200 centímetros na horizontal, o telhado deverá subir 60 centímetros na vertical. Ou seja, a cada 300 centímetros na horizontal, a altura do telhado deve ser de 30 centímetros.

A echarpe é um adereço de pescoço feito em tecido leve, mas macio ao toque, esse tecido geralmente é grande e largo. Já as pashminas são echarpes feitas específicamente com um tipo de lã cashmire.

Pode usar com short também e uma maneira bacana de usar a scarf é deixar ela apenas jogada sob os ombros. As coloridas acendem qualquer look! E é um ótimo truque para corrigir tom de pele! Aliás, que look lindo o da moça de echarpe amarela hein?

· Xale – é um pedaço de tecido retangular ou quadrado, feito em tecidos mais pesados. Se for quadrado, normalmente se dobra na diagonal, formando um triângulo e se usa na altura dos ombros. Se for retangular pode ser usado para cobrir o colo, as costas ou os ombros.

Se inicia com a palavra persa "pashm" que significa " lã". Foi usada a séculos atrás para se referir aos lenços de caxemira tecidos à mão e coincidentemente começou-se a usar o termo lã de pashmina para determinar o têxtil do qual esses lenços eram feitos.

Pashminas são echarpes de franjinhas excelentes como lembrancinhas ou brindes de casamento de luxo. Tem um casamento ou formatura para ir? Nesse friozinho nada melhor do que uma pashmina de viscose ou caxemira de qualidade em cores neutras para combinar com vestido de festa.

A estola tem sua origem ligada a moda masculina. É uma peça curta e seu objetivo é proteger ombros e colo do frio. Elas são fabricadas com o uso de pele sintética, crochê e até mesmo lãs. Geralmente são usadas em ocasiões que requerem uma maior sofisticação.

A estola é feita de pele ou pêlo e, a maior parte das vezes, tem a forma rectangular. Já a écharpe apresenta-se normalmente sob a forma de um lenço estreito e comprido, muitas vezes assemelhando-se a um cachecol (de lã).

Muito usada em torno do pescoço a echarpe tem forma retangular e comprida assim como um cachecol, porém, difere deste pelo fato de ser feita de um tecido leve. Pode ser usada tanto em dias mais frios como em dias mais quentes. Use e abuse da textura e das cores dessa peça.

O poncho é uma peça super estilosa, e ela pode sim ser introduzida no seu armário de inverno de modo que combine com o seu modo de vestir. Ela é uma peça que pode ser usada tanto para as adeptas de looks mais modernos, como por quem prefere estilos despojados: folk e boho.