Qual é a diferença entre chacina e massacre?

Perguntado por: idiniz . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Assim como a definição de massacre, o termo chacina também diz respeito ao ato de matar muitas pessoas ao mesmo tempo. Assim, as duas palavras podem, em algumas aplicações, ser usadas como sinônimos. O termo chacina, no entanto, ainda pode ser usado para designar o ato de abater o gado para alimentação.

O que é Massacre:
S.M. Ação ou efeito de massacrar. Carnificina, chacina, matança, mortandade. Assassinar pessoas sem dar a chance de se defenderem.

Genocídio é um crime contra a humanidade que se caracteriza por práticas que visem à eliminação de um grupo de seres humanos por questões raciais, étnicas e religiosas.

Quais Foram os Maiores Genocídios da História?

  1. 1 - A Grande Fome de Mao (1958-1962) ...
  2. 2 – Holodomor (1932-1933) ...
  3. 3 - Holocausto (1939-1945) ...
  4. 4 - Genocídio Congolês (1885-1908) ...
  5. 5 - Genocídio Armênio (1915-1923) ...
  6. 6 - Quemer Vermelho (1975-1979) ...
  7. 7 - Genocídio em Ruanda (1994)

Mao Zedong – 60 milhões
30 milhões morreram de fome apenas no Grande Salto Para Frente, um esforço de industrialização catastrófico, onde a mão de obra das fazendas foi desviada para a produção de ferro.

O massacre do Carandiru foi uma chacina policial realizada em uma penitenciária chamada Carandiru em 1992. A ação policial foi realizada para conter uma rebelião de detentos no Pavilhão 9. A intervenção da polícia resultou em 111 mortes.

IV – qualquer ato de organização criminosa que atentar contra o patrimonio, vida ou a integridade física de pessoa. Pena - reclusão, de doze a trinta anos, além das sanções correspondentes à ameaça ou à violência.

O genocídio e o etnocídio, embora diferentes, estão relacionados, pois o primeiro trata do extermínio sistemático de um povo, enquanto o segundo é o extermínio de uma cultura. A história humana está marcada por eventos de encontros e confrontos entre grupos com diferentes etnias e culturas.

bloodletting {subst.} wipeout {subst.} mass murder {subst.}

Genocídio é a palavra usada para referir-se a ações realizadas por determinados grupos com o objetivo de exterminar outros grupos por conta de sua opção religiosa, ideológica, ou por questões ligadas à etnia, raça e nacionalidade.

Conheça a seguir os 5 genocídios com o maior número de mortes da história:

  • O Holocausto. Estimativa de mortes: 5,7 a 6 milhões de pessoas. ...
  • Polônia. Estimativa de mortes: 1,8 a 3 milhões de pessoas. ...
  • Camboja. Estimativa de mortes: 1,3 a 3 milhões de pessoas. ...
  • Genocídio Circassiano. ...
  • Armênia.

Gengis Khan

O que aconteceu: Na proporção da população mundial da época em que viveu, o líder mongol Gengis Khan supera qualquer outro genocida: aproximadamente 10% das pessoas que existiam naquele momento perderam a vida em consequência das ações desse líder político e militar.

Genocida é quem extermina uma raça, uma religião, uma etnia. Até hoje no Brasil morreu 0,3% da população.

Sandy Hook, Newtown, Connecticut– 26 mortos, 2012
O massacre de Sandy Hook, como ficou conhecido o caso em que um homem com um rifle matou 26 pessoas no colégio de mesmo nome, foi o mais letal em escolas já registrado até agora. Um homem de 20 anos invadiu a escola após atirar contra sua própria família em casa.

massacre em Realengo

O massacre em Realengo (RJ), realizado em 2012, é considerado o mais conhecido por seguir o padrão de ataques a escolas, sendo realizado por um -ex-aluno da unidade de ensino.

Com dois atentados no intervalo de pouco mais de uma semana entre março e abril de 2023, o Brasil acumula 24 ataques em escolas nos últimos 22 anos. O levantamento tem como base pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Alguns dos casos criminais mais graves e não resolvidos pelo mundo são:

  • Assassinato do presidente dos EUA, John F. Kennedy;
  • Homicídios do Zodíaco, o serial killer da Califórnia;
  • Desaparecimento da garota Madeleine McCann;
  • Assassinatos do serial killer “Homem do Machado”.

Na ocasião, após uma rebelião, a Polícia Militar, sob o comando do Coronel Ubiratan Guimarães, invadiu o complexo e deixou 111 detentos mortos. Após o massacre, o Carandiru passou pelo processo de desativação que culminou com a implosão de dois pavilhões do complexo no dia 8 de dezembro de 2002.

Segundo Alckmin a decisão de desativar e implodir o Complexo Penitenciário do Carandiru foi tomada após a megarrebelião de 18 de fevereiro de 2001 que envolveu 29 unidades prisionais em 22 cidades do Estado.

"A operação policial no Jacarezinho é a situação com mais pessoas baleadas e mais mortos da história do Fogo Cruzado", afirma Couto. "Quando a gente olha o total de chacinas, só fica atrás da chacina da Baixada Fluminense, em 2005." Na ocasião mencionada, 29 pessoas foram assassinadas por um grupo de extermínio.