Qual é a diferença entre casamento e noivado?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Quando o casal toma a decisão de se casar, eles iniciam uma nova fase em seu relacionamento: o noivado! Ou seja, o noivado é o nome dado ao período de tempo entre o pedido de casamento e a cerimônia de casamento. E será durante esse período que o casal planejará todos os preparativos para o seu enlace matrimonial.

O noivado se traduz como a preparação à condição de casados, se configurando uma ocasião de preparação para o ingresso na vida matrimonial, mas de forma alguma podendo ser confundida com ela: é um mero desejo projetado de ingresso no casamento, o que é o mesmo que dizer que não se encontram na condição de casados.

O momento do pedido de noivado é único na vida de um casal. É o momento em que aquele sentimento do namoro se torna mais maduro e dá indícios de que sim, ela é a mulher que você quer ao seu lado para o resto da vida.

Religiosamente, o noivado não é obrigatório, por isso muitos casais optam por não passar por essa fase.

Alianças de noivado são a mesma do casamento? Agora que você já sabe tudo sobre os modelos e propósitos das alianças de noivado, vem a grande pergunta: as alianças de noivado também podem ser usadas na cerimônia de casamento? De forma simples e direta, a resposta é: sim.

As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).

Mas o anel de noivado, tradicionalmente, é um solitário (um anel com uma pedra brilhante), usado apenas pela noiva que, depois do casamento, pode usá-lo junto com a aliança. Hoje em dia o mais comum é que ambos usem o anel de noivado. Há também muitos casais que preferem usar somente a aliança depois do casamento.

O anel de noivado é a joia do pedido de casamento.
Os mais tradicionais, chamados de anéis solitários, são confeccionados em metais nobres, como ouro e platina, e possuem uma pedra preciosa em destaque, que se projeta para fora do aro, geralmente o diamante, que é a gema mais apreciada.

De acordo com especialistas, nenhuma decisão importante, como morar juntos, noivar ou casar, deve ser feita antes do primeiro ano de namoro. A sabedoria popular prega que não se deve pular de cabeça nem apressar as fases de um relacionamento.

Os noivados atuais tendem a durar cerca de 1 ano e meio, tempo dedicado à preparação da cerimônia do matrimônio e ao amadurecimento da relação para a mudança que está por vir. Porém, essa escolha é pessoal, feita de acordo com a realidade de cada um.

Escreva o que você quer falar
Podem ser frases simples, mas que descrevam todo o seu amor pela pessoa amada, mas que sejam sinceras e carregadas de sentimento. Dessa forma você se prepara bem e não vai se atrapalhar na hora do pedido!

O que fazer depois do noivado?

  1. Gritar aos quatro ventos. ...
  2. Assimile a notícia, não deixe de celebrar esse enlace. ...
  3. Conte a história da grande surpresa mais de mil vezes. ...
  4. Faça uma sessão de fotos de noivado. ...
  5. Se encham de inspiração. ...
  6. E, claro, comecem o planejamento!

Não existe uma regra que estipula que depois de tantos meses ou anos de namoro é hora de noivar. O importante é saber que, a partir do momento em que ficarem noivos, fica subentendido que haverá um casamento, ou seja, o compromisso se torna mais sério e ambos passam a ter um objetivo bem definido.

Vai depender do gosto e do bolso de cada um. Qual anel pra noivado? Normalmente, na tradição norte-americana, é dado um solitário de diamante como anel de noivado, que é feito em ouro branco. Mas pode ser na cor e preferência da noiva, com pedras nacionais, se preferir, ouro amarelo, rosé.

Condição de quem se comprometeu casar com outra pessoa, de quem está noivo. 2. Compromisso de casamento entre duas pessoas (ex.: jantar de noivado). 3.

Sendo assim, por se tratar de uma joia usada por muitos e muitos anos, as alianças passaram a ser tradicionalmente fabricadas em OURO: um metal belo, nobre, durável e valioso. É por esse motivo que as alianças em ouro são as mais usadas entre os casais.

O anel de noivado é um símbolo do pedido de casamento. Ele é uma lembrança diária da decisão de viver uma vida toda a dois. Ele marca o fim do namoro e o começo do noivado. Ele simboliza a sensação de virar noiva.

Diferente de um anel de noivado ou uma aliança, o anel usado na mão direita pode significar que a mulher comprou para si mesma, e não quer que seja confundido com um anel de compromisso, por exemplo.

5) No dia do Casamento, os noivos, testemunhas e convidados devem chegar com antecedência ao horário agendado e aguardar no salão da celebração. O casal será chamado pelo nome e o juiz de paz dará início à celebração. A troca de alianças não é obrigatória.