Qual é a diferença entre caráter e personalidade?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.

Quando falamos em corpo fala, corpo revela, corpo explica, todo cuidado é pouco. Realmente isso existe, mas devemos entender essa leitura com profundidade e em que contexto iremos aplicar. Dizem por ai que Reich definiu 5 tipos de caráter – Esquizóide, oral, psicopata, masoquista e rígido.

Caráter é uma qualidade distinta de um indivíduo, que define a índole dele. Ou seja, é a partir do caráter de uma pessoa que ela vai tomar decisões respeitosas e se relacionar com os membros de uma comunidade com honestidade e compreensão. Sendo assim, não é correto dizer que uma pessoa tem um mau-caráter.

Os chamados traços de personalidade são os atributos específicos e constantes na forma de pensar e agir do indivíduo. São os principais adjetivos que caracterizam os padrões que a pessoa segue no cotidiano. Por exemplo: “criativo”, “assertivo”, “introvertido”, etc.

O estudo descobriu que as pessoas boas apresentam maior autoestima, senso de identidade e satisfação com seus relacionamentos e com a vida em geral. Além disso, curiosidade, entusiasmo, amor, bondade, trabalho em equipe, perdão e gratidão foram características mais comumente encontradas naqueles vistos como bons.

Existem 4 tipos de temperamentos e cada um deles possuem características de combinação entre os elementos QUENTE e FRIO, SECO e ÚMIDO, sendo eles: COLÉRICO, SANGUÍNEO, MELANCÓLICO e FLEUMÁTICO.

A personalidade é relativamente estável e mutável, e o grau de mudança é específico para cada pessoa. Se sabemos que nossas disposições e fatores mais essenciais não são fixos, temos que fazer a pergunta: a personalidade pode ser deliberadamente alterada? Vários estudos recentes sugerem que pode.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais. Vivemos a época da criança terceirizada.

Na Psicologia, o caráter é definido como parte da personalidade, sendo um aspecto único de como cada indivíduo deve agir. Mesmo que indivíduos possuam atitudes parecidas, sua composição interna difere vigorosamente uma da outra.

A falta de caráter é característica de pessoas com baixa consciência moral uma vez que essas pessoas não objetivam melhorar, pelo menos não sinceramente.

A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente perante os outros, causando prejuízo a terceiros e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato.

Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e princípios firmes e se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis. É muito importante que uma pessoa tenha princípios e aja de acordo com eles.

Para tanto, são enfatizados os temas dos Seis Pilares do Caráter: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e Cidadania.

Segundo o filósofo Platão; quais são os 3 tipos de caráter que moldam as almas das pessoas

  • Caráter concupiscível.
  • Caráter irascível.
  • Caráter racional.

Caráter corresponde à índole e natureza do indivíduo, e se projetam por meio da Personalidade e forma de interagir com o mundo, e do Temperamento, forma como expressamos instintos, sentimentos, ações e emoções. Suas escolhas, relações sociais, trabalho, forma de se expressar, objetivos, etc.