Qual é a diferença entre biomas e domínios morfoclimáticos?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Assim, podemos dizer que, enquanto o bioma enfatiza a vida (tipos de espécies e ecossistemas), o domínio morfoclimático destaca os aspectos físicos, especialmente no que diz respeito à forma como clima, vegetação, relevo, solo e hidrografia interagem, e à paisagem resultante dessa interação.

A principal semelhança entre biomas e domínios morfoclimáticos é que ambos possuem um limite geográfico, sendo geralmente determinado pela altitude ou latitude, e um clima baseado na vegetação.

Domínios morfoclimáticos são regiões definidas com base na sua composição paisagística, formada pela interação dos seguintes elementos: clima, relevo, vegetação, solo, hidrografia. O Brasil é composto por seis domínios: amazônico, da caatinga, do cerrado, dos mares de morro, das araucárias e das pradarias.

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Domínio é o conjunto natural em que há interação entre o clima e os elementos relevo ou vegetação determinantes. Possui o domínio certa ordem de grandeza, geralmente apresentando-se como uma área menor que o bioma. Neste conjunto há certa coerência nos aspectos de relevo, tipos de solo, vegetação, clima e hidrografia.

Atualmente, biomas são agrupamentos de tipos de vegetação vizinhos que apresentam condições geográficas e climáticas semelhantes. Em outras palavras, são reuniões de ecossistemas agrupados de acordo com aspectos de vegetação, relevo e clima.

domínio morfoclimático amazônico

O domínio morfoclimático amazônico está situado ao norte brasileiro, e é a maior região morfoclimática do Brasil, com uma área de aproximadamente 5 milhões km² – equivalente a 60% do território nacional, onde estão localizados os Estados do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato ...

Conheça os seis domínios morfoclimáticos do Brasil

  • Domínio morfoclimático amazônico.
  • Domínio morfoclimático da caatinga.
  • Domínio morfoclimático do cerrado.
  • Domínio morfoclimático dos mares de morros.
  • Domínio morfoclimático das araucárias.
  • Domínio morfoclimático das pradarias.

Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.

Nesta aula vimos que, segundo a classificação estabelecida pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber, no Brasil existem seis domínios morfoclimáticos: domínio dos mares de morros, domínio amazônico, domínio das caatinga, domínio dos cerrados, domínio do planalto das araucárias e domínio das pradarias mistas.

Os domínios morfoclimáticos dizem respeito a uma classificação do meio ambiente brasileiro elaborada pelo geógrafo Aziz Ab'Saber em 1970. Essa classificação utiliza como critério para dividir o espaço natural do país as características do relevo, clima, solo, vegetação e ocupação humana.

Dessa forma, foram reconhecidos seis grandes domínios morfoclimáticos, sendo eles: Amazônico, Caatinga, Mares de Morros, Cerrado, Araucárias e Pradarias.

Segundo Ab' Saber, domínio morfoclimático consiste em um “conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial – centenas de milhares a milhões de quilômetros quadrados de área – onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solo, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas”.

Amazônia

Está presente em quase metade do território brasileiro e em mais oito países da América Latina.

São sete os principais biomas mundiais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto. Os biomas são ecossistemas terrestres com vegetação característica e um tipo de clima predominante. Esses aspectos dão ao bioma o seu caráter geral e único.

O Bioma (de bios: clima; e onda: massa ou grupo) é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistema, por sua vez, é um sistema ecológico onde existem vida e interação entre os seres vivos em um determinado espaço, podendo variar de tamanho, desde uma poça d'água até uma grande floresta.

Os biomas são o conjunto de ecossistemas com características semelhantes, localizados em áreas próximas umas das outras e que tiveram processos semelhantes de formação. Normalmente, ao se caracterizar um bioma, destaca-se a sua vegetação, fauna e o clima da região em que ele se encontra.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é o bioma mais devastado do país, com apenas 24% da sua cobertura vegetal original conservada.

bioma Pantanal

O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga.