Qual é a diferença entre barbarismo e solecismo?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Continuando os estudos sobre os vícios de linguagem, nesta videoaula abordaremos o barbarismo, que corresponde a desvios em níveis fonéticos, morfológicos e semânticos, e o solecismo, em nível sintático.

Solecismo: é o nome dado às construções que infringem as normas de sintaxe. Exemplos de solecismo de concordância: “Haviam muitos homens no evento” (Havia); “Fazem três anos que me formei.” (Faz).

Solecismo é o desvio que envolve erros de sintaxe na construção de um trecho ou combinação de palavras, podendo ser de concordância, de regência, de colocação e de má estruturação.

O termo barbarismo é derivado da palavra bárbaro, ou seja, aquele que é contrário às regras ou ao seu uso, que age de maneira incorreta. De acordo com o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, uma das significações de barbarismo “é o uso de formas vocabulares contrárias à norma culta da língua”.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Como evitar o barbarismo na oralidade?

  1. Saiba a forma correta das palavras e frases.
  2. Preste atenção na pronúncia das palavras e lembre onde estão os acentos de cada palavra.
  3. Sempre pense antes de falar.
  4. Não deixe de corrigir seu erro.

Tem como classificação apenas o Barbarismos, Arcaísmo, Neologismo, Solecismo, AmbiguidadeBarbarismo: grafia, pronúncia, morfologia, semântica, todas as formas de estrangeirismo. São provocadas por ignorância, descuido ou descaso por parte do falante.

O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase.
...
Pleonasmo vicioso

  1. Entrar para dentro.
  2. Sair para fora.
  3. A brisa matinal da manhã.
  4. É preciso repetir de novo.
  5. Foi dividido em duas metades iguais.
  6. Encare seus problemas de frente.

O que é cacofonia:
Exemplo: "Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será". No ramo musical, a cacofonia é o nome dado para a junção de vários sons discordantes e desafinados.

Os vícios de linguagem são classificados em vários tipos, sendo os principais: pleonasmo, barbarismo, arcaísmo, neologismo, solecismo, ambiguidade, cacófato (cacofonia), eco, gerundismo, hiato, colisão, plebeísmo, obscuridade, preciosismo e prolixidade.

7 truques para evitar a cacofonia em seus textos

  1. Faça uma leitura em voz alta. ...
  2. Estude a oralidade da língua. ...
  3. Adote algumas precauções. ...
  4. Conheça os cacófatos mais comuns. ...
  5. Peça alguém para revisar o seu texto. ...
  6. Reformule seu discurso. ...
  7. Familiarize-se com sinônimos.

Quais os tipos dos vícios de linguagem?

  1. Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ...
  2. Barbarismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Neologismo. ...
  5. Pleonasmo.

Cacofonia se refere a um vício de linguagem em que ocorre a formação de um som desagradável ao ouvido quando uma expressão é construída pelas sílabas finais de uma palavra com as inicias de outra. Muito frequente na linguagem coloquial, na cacofonia expressões são formadas pela junção de sílabas com outras sílabas.

O vício de linguagem que se observa na frase: “Eu não vi ele faz muito tempo” é solecismo, e por isso a alternativa correta é a letra C.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Neologismo e arcaísmo
Enquanto o neologismo cria vocabulários e reforça seu uso na língua, o arcaísmo é representado por vocabulários que caíram em desuso e foram esquecidos pelos falantes do idioma.

Exemplo: Aquele homem é um leão. Perceba que ocorre um efeito comparativo entre homem e leão. A frase traz a ideia de um homem forte e corajoso, características do animal a quem ele é comparado, ou seja, não ocorre uma atribuição de ações do homem ao leão, mas apenas uma comparação.

O que é eufemismo:
“Ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, e “vestir paletó de madeira” são alguns exemplos de eufemismos utilizados para se referir a morte de alguém. No entanto, nestes exemplos, o eufemismo, mesmo na tentativa de suavizar a mensagem, pode apresentar um caráter grosseiro.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

Quando o orador fala “né”, está pedindo confirmação à platéia para aquilo que ele está dizendo.

Como eliminar os vícios de linguagem

  1. Conheça a sua fala. Conversar é algo tão inato como andar ou comer. ...
  2. Seja simples. ...
  3. Não ceda a estrangeirismos. ...
  4. Tome cuidado com jargões técnicos. ...
  5. Estude para não cair nos vícios de linguagem.