Qual é a diferença entre bactérias e protozoários?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

As bactérias (Reino Monera) são os menores seres vivos e possuem células do tipo procariota – sem membrana nuclear. Os protozoários (Reino Protista) possuem células eucariotas que são células maiores, mais complexas e com carioteca (membrana do núcleo).

Os protozoários são geralmente unicelulares, eucariotas. Uma das principais diferenças entre protozoários e fungos é que, em ambientes líquidos, eles conseguem se locomover, utilizando cílios ou flagelos.

As bactérias são seres unicelulares, procariontes e heterótrofas ou autótrofas em alguns casos. Os protozoários são seres unicelulares, procariontes e heterótrofos. Os fungos são seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Por último, os animais, são seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos.

Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos. A maioria deles é aquático de vida livre, mas alguns são parasitas e vivem dentro do corpo de outros seres vivos, inclusive dos humanos.

Alguns protozoários parasitas podem causar diversas doenças que afetam a saúde da população. Nesta aula, estudaremos as principais doenças causadas por protozoários que afetam a saúde humana, entre as quais podemos citar: Giardíase, Amebíase, Tricomoníase, Toxoplasmose, Leishmaniose, Doença de Chagas e Malária.

As bactérias são organismos muito pequenos formados por uma única célula, ou seja, são unicelulares. Além disso, não apresentam carioteca, e por isso são denominadas procariontes. O material genético fica concentrado em uma região que é denominada nucleoide. Essas células também não apresentam organelas membranosas.

Os protozoários são organismos unicelulares e microscópicos que pertencem ao Reino Protista. Eles podem ser encontrados em diversos ambientes, como água doce e salgada, solo, e até mesmo no interior de outros organismos, como no trato intestinal de animais.

As bactérias são organismos procariontes e unicelulares, isto é, formadas por uma única célula, sem núcleo e com organelas ligadas à membrana. Elas podem viver isoladas ou reunidas em agrupamentos que possuem formas típicas e que variam entre as espécies.

Principais características das bactérias
As bactérias são microrganismos unicelulares que possuem membrana e citoplasma, mas que não têm núcleo definido. O material genético é o ácido desoxirribonucleico (DNA) que se encontra disperso no citoplasma.

A principal diferença entre vírus e bactéria também está na forma como eles podem tratadas. As bactérias são sensíveis aos antibióticos, mas os vírus não. O que significa que há mais dificuldade para curar uma doença causada por um vírus. A única solução medicamentosa que existe para os vírus são os antivirais.

Os protozoários constituem um grupo de organismos vivos com algumas características bastante peculiares. Todos esses seres apresentam apenas uma célula, sendo, portanto, unicelulares, e não são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são organismos heterotróficos.

Classificação das bactérias

  • Cocos: bactérias que apresentam formato esférico. ...
  • Bacilos: bactérias que apresentam formato de bastão. ...
  • Espirilos: bactérias com formato helicoidal e rígidas.
  • Espiroquetas: bactérias com formato helicoidal e flexíveis.
  • Vibrião: bactérias que apresentam formato de vírgula.

Nutrição das Bactérias
A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos.

Tipos de protozoários

  • esporozoários;
  • rizópodos;
  • flagelados;
  • ciliados.

Chamamos de protozooses as doenças causadas por protozoários, organismos unicelulares, heterotróficos e microscópicos que, juntamente às algas, estão agrupados no Reino Protoctista. Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose.