Qual é a Diferença Entre Azitromicina e Azitromicina di-Hidratada?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Azitromicina é um medicamento antibiótico, de uso oral, indicado para o tratamento de diversas infecções. Também conhecida como azitromicina di-hidratada, é comercializada em comprimidos revestidos com 500mg do princípio ativo, entre outros formatos.

Azitromicina Di-Hidratada IV (Azitromicina Di-Hidratada) é indicado para o tratamento de pneumonia adquirida na comunidade causada por organismos susceptíveis, incluindo Legionella pneumophila, em pacientes que requerem tratamento intravenoso inicial.

Cada comprimido revestido de azitromicina 500 mg contém:
*Cada 524 mg de azitromicina di-hidratada equivalem à 500 mg de azitromicina base. **Amido, croscarmelose sódica, dióxido de titânio, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, hipromelose, macrogol e óleo vegetal hidrogenado.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Medicamentos Similares: Medicamentos Similares: Azitron®, Mazitrom®.

O tempo para que a azitromicina comece a fazer efeito no tratamento de infecções dentárias pode variar de acordo com a gravidade da infecção e a resposta individual do paciente ao medicamento. Normalmente, os sintomas começam a melhorar dentro de 1 a 2 dias após o início do uso.

tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições.

A azitromicina di-hidratada é contraindicado se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo (classe de antibióticos a qual pertence a azitromicina), cetolídeo (outra classe de antibióticos) ou a qualquer componente da fórmula.

De acordo com a bula, o medicamento é eficaz no tratamento de infecções respiratórias no trato inferior (pulmões), como bronquite e pneumonia, e no superior (nariz e garganta), como sinusite, faringite e otite.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos. Para amenizar os sintomas da infecção, poucos dias.

Azitromicina di-hidratada comprimido revestido deve ser conservada em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

administrada em doses diárias de 500 mg, durante 3 dias. A dose máxima total recomendada para qualquer tratamento em crianças é de 1500 mg. Azitromicina comprimidos revestidos deve ser administrada somente em crianças pesando mais que 45 kg.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO? Azitromicina di-hidratada deve ser conservada em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz. Mantenha o frasco-ampola na embalagem original até a utilização.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

“Vários são os fatores que podem levar a esse quadro, mas os principais são o uso abusivo ou incorreto de antibióticos, alteração da microbiota local, infecções virais e baixa imunidade”, explica a médica.

A principal causa de dor de garganta são os vírus, justamente um micro-organismo que não deve ser tratado com antibióticos. Esses remédios, conforme o otorrinolaringologista, são indicados quando o médico, após atendimento e exame físico, constata a presença de uma infecção bacteriana.

O tratamento intravenoso pode ser seguido por azitromicina via oral, em dose única diária de 250 mg até completar um ciclo terapêutico de 7 dias. A substituição do tratamento intravenoso pelo tratamento oral deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a resposta clínica.