Qual é a diferença entre assepsia e antissepsia?

Perguntado por: sramires . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Assepsia: prevenção da contaminação de determinado ambiente por agentes patogênicos. Antissepsia: é a utilização de produtos em determinados locais contaminados por agentes infecciosos, com o objetivo de eliminá-los ou diminuir a sua proliferação para outras áreas.

Alguns exemplos de processos de antissepsia são: a limpeza da pele antes de uma cirurgia ou coleta de sangue ou punção venosa. Alguns exemplos de antissépticos são: o álcool 70%, álcool gel, gluconato de clorexidina, PVPI e outros.

Assepsia: é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microrganismos num ambiente que logicamente não os tem, logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção. Antissepsia: é o processo de eliminação ou inibição do crescimento dos microrganismos na pele ou em outros tecidos vivos.

O principal objetivo da antissepsia é reduzir o número de microrganismos presentes, seja em um objeto ou numa superfície corpórea. O álcool 70% é o mais utilizado no processo de antissepsia da pele, pois age de maneira instantânea nos microrganismos e de forma satisfatória na prevenção de infecção.

Diferença entre Assepsia Médica e Assepsia Cirúrgica
A antissepsia é a prevenção da infecção. A esterilização é o processo de destruição ou eliminação de todos os microrganismos. A desinfecção envolve a eliminação da maioria ou de todos os patógenos (exceto esporos bacterianos) de objetos inanimados.

Ambos os processos – assepsia e antissepsia – são comuns em locais onde as presenças desses microrganismos devem ser totalmente evitadas, como laboratórios e hospitais, por exemplo.

A técnica asséptica é uma habilidade fundamental amplamente praticada no campo da microbiologia ambiental que requer um equilíbrio de atenção plena e prática em laboratório. O uso adequado desta técnica reduz a probabilidade de contaminação bacteriana ou fúngica de reagentes, meios culturais e amostras ambientais.

A antissepsia é feita principalmente através do uso substâncias químicas, tais como fungicidas e microbicidas, as quais visam a eliminar ou diminuir a proliferação dos agentes invasores. Mas a eliminação das infecções também pode ocorrer por meio de esterilização.

Friccione o polegar da mão esquerda com movimentos de rotação da palma da mão direita enlaçada e vice-versa. Quando as mãos estiverem secas, o avental cirúrgico/ capote poderá ser vestido e as luvas cirúrgicas estéreis poderão ser calçadas.

O procedimento de assepsia da pele deve ser realizado com álcool a 70%, friccionar o algodão embebido por 30 segundos e, em seguida, esperar mais 30 segundos para permitir a secagem da pele, deixando-a sem vestígios do produto, de modo a evitar qualquer interferência do álcool na aplicação.

Assepsia tem como objetivo impedir ou reduzir a introdução de microrganismos patogênicos em organismos, ambientesou objetos. Ambientes hospitalares são propícios para casos de infecções, por serem locais com propagação grande de agentes infecciosos.

Consiste na eliminação de todos os microrganismos que possam contaminar objetos inanimados, ou seja, roupas e instrumentos utilizados no procedimento cirúrgico. Pode ser realizada por métodos físicos ou químicos.

álcool etílico 70%

Uma das formas de se minimizar o contágio do Covid-19 (vírus SARS-COV-2) recomenda pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é o uso do álcool etílico 70% em forma de gel para assepsia das mãos e higienização de superfícies e objetos.

No caso de cortes, é recomendado muita higiene, pouco movimento, troca de curativos regularmente e uso de álcool a 70° para eliminar bactérias. “É importante esclarecer, no entanto, que o álcool não pode ser aplicado em lesão aberta, apenas em cortes de pequeno porte onde a dor é suportada”, recomenda.

Os antissépticos mais utilizados atualmente são a clorexidina (CHG) e o polivinilpirrolidona iodo (PVPI) aplicados com esponja e/ou escova, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendar o uso de escovas para essa finalidade pelo seu efeito abrasivo(14).

Esterilização: destruição ou remoção total dos microrganismos; Desinfecção: destruição ou remoção de patógenos (forma vegetativa); Antissepsia: desinfecção da pele, mucosas ou tecidos; Assepsia: método empregado para impedir que determinado local, superfície, equipamento e/ou instrumental seja contaminado; Agentes ...

A desinfecção se trata da remoção ou da eliminação dos micro-organismos no modo vegetativo, presentes em superfícies e artigos inanimados, independentemente de serem patogênicos.