Qual é a diferença entre as funções Arred é truncar?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Truncar seria cortar os dígitos depois de certo ponto, por exemplo, 1.41 truncado para uma casa decimal seria 1.4 . Existem duas maneiras de arredondar, para cima e para baixo. Arredondar 1.5 para cima sem casas decimais resultaria em 2 , mas para baixo seria 1 (igual a truncar).

A sintaxe da função TRUNCAR tem os seguintes argumentos:

  1. Número Obrigatório. É o número que pretende truncar.
  2. Núm_dígitos Opcional. É um número que especifica a precisão de truncamento. O valor predefinido para núm_dígitos é 0 (zero).

Para tanto, dois métodos podem ser aceitos, conforme o caso: truncamento ou arredondamento. Ou seja, ao truncar um número para que apresente 2 casas decimais, simplesmente devemos ignorar as casas excedentes, independentemente dos valores nelas constantes (sem se preocupar com a precisão que ele representa).

A função ARRED (função para arredondar no Excel)
E a abreviação “núm_digitos” nada mais é do que a quantidade de casas decimais que você deseja ter. O exemplo da geladeira ficaria assim na fórmula: =ARRED(517,82;0). O resultado vira 518.

Arredondamento é o nome dado à dispensa de casas decimais em um número decimal. Esse procedimento geralmente é feito quando as casas dispensadas não possuem grande relevância no resultado, como acontece quando a conta de um restaurante é R$ 100,00 exatos a serem divididos para três amigos.

Para evitar esse problema, antes de incluir a fórmula para calcular um determinado valor, é preciso utilizar a função ARRED, a qual irá arredondar o valor limitando as casas decimais. Por exemplo, "=ARRED(A2*1,65%;2)".

Arredonda um número para baixo até o número inteiro mais próximo que seja menor ou igual a ele.

A função TRUNC tem como objetivo truncar uma DATA desprezando o conteúdo HORA. Desse modo ao submeter o comando acima o resultado é data. Hoje 27/03/2022.

Em uma planilha

  1. Selecione as células que você deseja formatar.
  2. Para exibir mais ou menos dígitos depois do ponto decimal, Na guia Página Inicial, no grupo Número, clique em Aumentar Casas Decimais ou Diminuir Casas Decimais .

1. Cortar ou separar do tronco. 3. Omitir parte importante de um texto ou de uma obra literária (ex.: a censura truncou dois capítulos do livro).

for inferior a 5, o último algarismo a ser conservado permanecerá sem modificação. Exemplo: 1,333 3 arredondado à primeira decimal temos: 1,3. for superior a 5, ou, sendo 5, for seguido de no mínimo um algarismo diferente de zero, o último algarismo a ser conservado deverá ser aumentado de uma unidade.

O truncamento de períodos é um problema sintático que está relacionado à fragmentação de um raciocínio, de maneira a separar, por ponto, duas ideias que deveriam ser separadas por vírgula.

Se 5 for o último algarismo ou se houver apenas zeros após o 5, o último algarismo de interesse é mantido se for par e aumentado em uma unidade se for ímpar. Se houver algum algarismo não nulo em qualquer casa decimal após o 5, acrescenta-se uma unidade ao último algarismo de interesse.

  1. Digite =ARRED(A1;1), que é igual a 823,8.
  2. Use um número positivo aqui para arredondar o número para o número de casas decimais especificado. O mesmo se aplica às próximas duas fórmulas, que arredondam para centésimos e milésimos.

Round. Retorna um número arredondado para a precisão especificada (número de casas decimais). precisão - qualquer expressão numérica ou campo que contém uma expressão numérica para o número de casas decimais.

O exemplo a seguir arredonda um intervalo de Decimal valores entre 100 e 102 para o inteiro mais próximo. Como o método usa o arredondamento do banqueiro, 100,5 arredonda para 100 e 101,5 arredonda para 102.