Qual é a diferença entre as frases coordenadas Sindéticas é Assindéticas?

Perguntado por: mconceicao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são chamadas de orações coordenadas assindéticas.

Ouça este artigo: As orações coordenadas, são aquelas que, no período, não exercem função sintática umas em relação às outras. Uma oração coordenada nunca será termo das outras coordenadas com as quais se relaciona, isso porque, suas relações são semânticas, ou seja, de significado.

As conjunções coordenativas são responsáveis por unir dois ou mais termos que exerçam a mesma função sintática e morfológica, por exemplo, substantivos que sejam sujeitos. Além disso, elas têm a função de conectar duas orações independentes, isto é, cuja compreensão do sentido de uma dispensa a observação da outra.

Orações coordenadas ligadas entre si por uma conjunção coordenativa.

As orações coordenadas assindéticas são orações que não são conectadas por nenhum conectivo, sendo separadas por vírgulas. Exemplo: Gosto de comer, dormir, assistir séries.

Orações coordenadas são aquelas que não dependem de nenhuma outra oração para fazer sentido. Em vez disso, elas podem aparecer isoladas. Podem ser ligadas a outras orações coordenadas por meio de conjunções, estabelecendo relação de adição, oposição, alternativa, conclusão ou explicação.

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

Tipos de orações coordenadas

  • Oração coordenada sindética aditiva. ...
  • Oração coordenada sindética adversativa. ...
  • Oração coordenada sindética alternativa. ...
  • Oração coordenada sindética conclusiva. ...
  • Oração coordenada sindética explicativa.

Se as orações subordinadas dependem de uma oração principal para terem sentido completo, as orações coordenadas são sintaticamente independentes, ou seja, são orações que, apesar de aparecerem junto a outras orações, continuam tendo sentido completo se aparecerem isoladas.

O período composto por coordenação é formado por orações que não estabelecem nenhuma dependência sintática entre si. Analisando-o, constatamos que existem dois verbos: dar (deram) e descer (desceram).

* As coordenadas sindéticas, de modo geral, separam-se entre vírgulas, exceto aquelas demarcadas pela conjunção “e”, classificadas como aditivas (ver primeiro exemplo). Ex: Ele a respeitava bastante, mas não concordava com as opiniões dela.

Quanto às orações coordenadas, torna-se plausível que o educador enfatize acerca da não relação entre os termos sintáticos que compõem o período, ou seja, as coordenadas são independentes entre si. Um excelente passo é ensinar o aluno a desdobrá-la, pois assim perceberá tal fato mais facilmente.

A vírgula separa orações que estão ligadas por conjunções (orações coordenadas sindéticas), fora as orações introduzidas pela conjunção e. Usa-se a vírgula, por exemplos, antes das conjunções: mas, porém, contudo, no entanto, logo, portanto, pois, porque. Eu queria ir à festa, mas minha mãe não deixou.

# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.

As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.

São utilizadas conjunções coordenativas conclusivas ou locuções conjuncionais coordenativas conclusivas: logo, pois, portanto, assim, por isso, por consequência, por conseguinte, consequentemente, de modo que, desse modo, então etc. Exemplos: Não fiz os exames solicitados, portanto não devo retornar à consulta médica.

Expressam uma relação de oposição ou contraste entre as ideias. São conectadas por conjunções como “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia” e outras.

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.