Qual é a diferença entre as bactérias Fotoautotróficas e Quimioautotróficas?

Perguntado por: jmorgado . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

autotróficos (foto ou quimioautotróficos) – as bactérias autotróficas sintetizam compostos orgânicos utilizando como fonte de carbono compostos inorgânicos (CO2 ou CO) e como fonte de energia a luz (fotoautotróficos) ou a energia resultante da oxidação de compostos orgânicos (quimioautotróficos).

Quimioautótrofos ou organismos quimioautotróficos são organismos que utilizam a energia resultante da quebra de ligações químicas de compostos inorgânicos para sintetizar substâncias orgânicas, usando o dióxido de carbono como fonte de carbono.

Os organismos fototróficos utilizam a energia proveniente da luz solar para produzirem nutrientes a partir de compostos orgânicos. Podemos dividir os seres fototróficos em organismos fotoautotróficos (produtores) e fotoheterotróficos (consumidores).

Um organismo fotoautotrófico é aquele que obtém seus nutrientes com a ajuda da luz do sol, nos seus cloroplastos, como em algas, plantas e cianobactérias.

As bactérias autotróficas classificam-se em quimiossintetizantes (retiram energia de compostos inorgânicos do ambiente) e fotossintetizantes (usam a energia da luz). Quanto à necessidade de gás oxigênio nos processos de obtenção de energia a partir de compostos orgânicos, as bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias.

Fototaxia é o movimento orientado em relação a luz. Quimiotaxia é movimento orientado em relação a uma substancia química (seu gradiente ambiental). positivas, enquanto movimentos afastando se do estimulo são taxias negativas. Menotaxia se refere a um animal mantendo um angulo constante respeito de um estimulo.

Quimiossíntese é a de síntese de moléculas orgânicas, a partir de gás carbônico e água, utilizando a energia proveniente de compostos químicos, como sulfeto de hidrogênio.

Entre os tipos fundamentais, podemos citar:

  • Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão.
  • Cocos: Bactérias de formato esférico.
  • Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.

Os pigmentos fotossintetizantes são substâncias que absorvem a luz para a realização da fotossíntese, processo fundamental para a manutenção da vida no planeta. Os pigmentos fotossintetizantes são substâncias presentes nos cloroplastos de seres autotróficos.

Resumidamente, as cianobactérias são as bactérias fotossintetizantes. As cianobactérias são organismos antigos, surgiram na Terra há 3,5 bilhões de anos. Pelo fato de realizarem fotossíntese, as cianobactérias foram os seres produtores mais primitivos, responsáveis pelo acúmulo inicial de gás oxigênio na atmosfera.

Definição de quimio -heterotróficos
“Chemo -heterotrófico” é o termo para um organismo que deriva sua energia de produtos químicos e precisa consumir outros organismos para viver.

Seres vivos quimioheterotróficos são microrganismos que metabolicamente adquirem carbono e energia a partir de compostos orgânicos. Ou seja, a partir da decomposição da matéria orgânica, esses seres obtém carbono e energia, de forma que, em seguida, seja produzido enzimas digestoras para o material adquirido.

As bactérias clorofiladas são fototróficas, pois utilizam como fonte de energia a luz, para realizar a fotossíntese. São fotoautotróficas, isto é, são capazes de produzir as próprias substâncias orgânicas que lhes servirão como alimento.

Bactérias clorofiladas – são bactérias autotróficas, que possuem clorofila e sintetizam seu próprio alimento por fotossíntese; Bactérias do solo – o solo é um hábitat favorável à presença de bactérias e outros microrganismos.

Alguns exemplos de seres fotossintetizantes: plantas, fitoplâncton, algas e algumas bactérias. É interessante mencionar que plantas carnívoras utilizam a fotossíntese para produzir energia, no entanto, precisam de outros organismos para obter nutrientes como potássio, nitrogênio e fósforo.

Onde ocorre a quimiossíntese? A quimiossíntese ocorre em locais desprovidos de energia luminosa, ou seja, lugares em que a luz solar não consegue chegar.

O processo da quimiossíntese é semelhante ao da fotossíntese, porém a energia utilizada na reação não vem da luz, mas sim de reações químicas, como a oxidação de substância inorgânicas. Portanto, a energia utilizada na reação é química.

As bactérias quimiossintetizantes produzem o seu próprio alimento por meio de uma reação de oxidação, onde as substâncias inorgânicas se transformam em matéria orgânica.