Qual é a diferença entre artesanato e manufatura?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A manufatura, como você já sabe, é a transformação de matéria-prima em produtos, por meio de processos industriais. Mas, hoje em dia, esse conceito é mais voltado para a produção em larga escala. Já o artesanato diz respeito a trabalhos manuais, feitos individualmente por pessoas, para a fabricação de uma peça única.

A semelhança é que os dois tipos, produzem objetos(em geral) à mão. A diferença é que o artesanato é produzido por uma só pessoa, do ínicio ao fim. Quanto que a manufatura é produzida por vários trabalhadores, cada um fica responsável a fazer algo na peça a ser feita.

O ato do artesão transforma uma matéria-prima em produto diferenciado, artesanal e em pequenas escalas. A indústria mecaniza o processo e faz esse mesmo produto em grande escala e em menor tempo. Um é trabalho manual, o outro, trabalho de uma máquina.

Produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, o que significa produtos perecíveis. Indústria alimentícia, têxtil, farmacêutica, cosmética são alguns exemplos desse tipo de manufatura. Sabemos que é extremamente difícil dar conta do fluxo intenso de informações e da produção em larga escala.

Artesão é definido como o trabalhador que exerce uma atividade artesanal, em caráter habitual e profissional, dominando o conjunto de saberes e técnicas a ela inerentes. Para que a pessoa caiba na definição se exige que ela tenha sentido estético e perícia manual.

O artesanato é uma técnica manual, utilizada pelo artesão, para a confecção de obras objetos funcionais ou artísticos. Outra importante característica do artesanato é a produção ser original e não em série como acontece na indústria. O artesão é considerado um artista, pois seus produtos são verdadeiras obras de arte.

Na segunda metade do século XVIII, a manufatura foi substituída pela maquinofatura.

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Considera-se artesanato todo trabalho manual, onde mais de 80% da peça foi fruto da transformação dessa matéria-prima pelo próprio artesão.

O que é manufatura? Manufatura é uma forma de transformação de matéria-prima em produto final a ser comercializado. Nascida no século XV, é a prática que antecedeu a indústria, estruturando as ações de uma forma mais próxima do que a praticada no século XIX.

O que é um processo de manufatura? Um processo de manufatura (de fabricação) é a maneira pela qual uma empresa estabelecerá como produzirá seus produtos para seus clientes.

Geralmente o artesão trabalha sozinho, ou com poucos ajudantes e faz a maior parte das etapas do processo produtivo. A manufatura é uma espécie de "intermediário" entre o artesanato "primitivo" e a maquinofatura.

Bom, basicamente, a arte plástica é ligada a algum tipo de expressão ou sentimento, e ela representa uma emoção do artista. Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridas ao longo de muita prática.

A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir.

1 Produtos manufaturados
Os itens que conquistaram a primeira posição entre os produtos mais importados no país são os produtos manufaturados, ou seja, aqueles fabricados em série, de maneira padronizada e em grandes quantidades.

Os objetivos dos sistemas de execução da manufatura
Otimizar processos integrados e custos. Aumentar e proteger o processo e a qualidade do produto. Aumento dos fatores de produção. Abreviar ciclos de vida dos produtos ("time to market")

Produtos manufaturados são aqueles fabricados em grande quantidade, de forma padronizada e em série. No processo de fabricação podem ser usado somente as mãos, como era feito antes da Revolução Industrial, ou grande acervo de máquinas, como passou a ocorrer após a Revolução.

19º, não é considerado artesanato: trabalho realizado a partir de simples montagem, com peças industrializadas e/ou produzidas por outras pessoas; lapidação de pedras preciosas; fabricação de sabonetes, perfumarias e sais de banho; habilidades aprendidas através de revistas, livros, programas de TV, dentre outros, sem ...

Artesanato é a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. As ferramentas e equipamentos são sempre auxiliares, não se sobrepondo ao fazer manual.

Atualmente tem-se como artesanato peças fabricadas em crochê, em tricô, peças de tecido ou pedaços de tecido, em madeira, peças que são fabricadas com material reciclado, entre outras.