Qual é a diferença entre angu e polenta?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

Tem muita gente que fala que angu e polenta, são a mesma coisa, mas não são, apesar de, hoje nos dois pratos, o protagonista ser o milho. Simplificando, o angu é feito de fubá, e a polenta, de farinha de milho de granulometria mais grossa, mas também pode ser feita de trigo ou aveia.

Polenta é um mingau grosso feito com água, sal e farinha de milho, cereal nativo da América Central e altamente energético.

Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como “angu mineiro”.

O fubá mimoso é, paravelmente, a escolha mais popular na hora de fazer polenta fácil. Isto porque, como os grãos são mais finos que os restantes tipos de farinha de milho, a polenta tem mais chance de dar certo e ficar bem suave, semelhante a purê de batata.

Normalmente, o gosto estranho (gosto de sabão/amargo) vem do fubá que não cozinhou tempo o suficiente. Por isso é importante atentar para o tipo de farinha que você está usando, para saber o tempo de cozimento e a quantidade de líquido necessário para ela cozinhar.

Angu é um prato típico da culinária brasileira, preparado com fubá, água e um pouco de sal, normalmente levando alho frito no azeite como tempero. Nas regiões em que houve influência de imigrantes italianos, o angu passou a ser identificado como a polenta, prato típico italiano.

Já a polenta também é considerada um alimento bastante nutritivo, quando servida na versão que é apenas cozida e fica cremosa. Essa preparação possui ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e vitaminas, além de fibras e proteínas.

O alimento também é fonte de niacina, zinco, ferro, potássio, fósforo e magnésio, elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e do organismo como um todo; O fubá também é conhecido por diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Em outras apresentações, a polenta pode ser recheada com molhos e ingredientes diversos acrescentados enquanto ela ainda está mole.

Modo de Preparo

  1. Leve ao fogo uma panela com 9 xícaras (chá) de água e sal a gosto.
  2. Quando a água estiver morna adicione aos poucos a Polenta Instantânea Caldo Bom, mexendo bem por 4 a 7 minutos.
  3. Em seguida corte em fatias grossas e frite em óleo bem quente.

Polenta ou angú
Na polenta, é usada farinha de milho, e no angú é utilizada a farinha de mandioca. Em algumas partes do Nordeste, no entanto, os dois pratos são chamados de angú. A receita é feita com farinha de milho, água, manteiga e sal.

E, a versão do Sul, a polenta, que tem a consistência mais firme e é servida até frita muitas vezes, inclusive como petisco em bares.

300 anos, quando Minas começou a se formar como estado, o sal era muito caro – por ser importado – e usado em pequenas quantidades em alimentos específicos. Assim, comidas mais cotidianas, como o angu, não levavam o tempero. “Então, foi-se construindo esse gosto pelo angu sem sal”, explica o historiador.

Desse modo, esse prato tornou-se mais popular em regiões com maior influência italiana, como o sul do Brasil, onde é servida em restaurantes italianos e nos tradicionais cafés coloniais.

Polenta com carne moída e agrião
E, para acompanhar, um delicioso molho à bolonhesa com um pouco de agrião, para deixar tudo ainda mais saboroso.

Ao final deste tempo prove para ver se a polenta está cozida. Se não estiver ela vai ter um sabor levemente amargo. Se for o caso, junte mais um pouco de água fervente e cozinhe por mais tempo, até o sabor ficar suave.

Continuar lendo O que é angu fruta?