Qual é a diferença entre Anástrofe e hipérbato?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Anástrofe aplica-se só à inversão da ordem natural das palavras, ao passo que hipérbato(n) tem sentido mais lato, pois também para a inversão da ordem habitual das frases. Rigorosamente é esta a diferença.

Anástrofe é a ordem inversa, obtida pela anteposição ou inversão de termos na oração ou de orações no período. Exemplos: Pelas obras se escondem os homens. O sacrifício, faremos, a vitória, alcançaremos.

Hipérbato é o nome da figura de linguagem em que ocorre a quebra da estrutura lógica do enunciado e, por isso, também é conhecido como inversão.

Exemplos do uso de hipérbole
Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso. Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada. Eu morro de rir quando assisto a essa série! Chorei um oceano de lágrimas lendo esse livro...

No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas.

A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero. Ela pode ser identificada em declarações do cotidiano, em textos literários ou em propagandas. A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Todavia, na figura do hipérbato, os elementos sintáticos aparecem fora da ordem comum, mas mantêm suas funções sintáticas. Trata-se, portanto, de uma inversão. O anacoluto, por sua vez, é o fenômeno em que um elemento fica desconectado da oração, perdendo sua função sintática.

Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino); Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural; Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

A polissemia acontece quando uma mesma palavra apresenta dois ou mais sentidos. Ocorre ambiguidade se o duplo sentido dificultar o entendimento do enunciado. Uma única palavra pode apresentar vários sentidos. Polissemia é como nomeamos o fenômeno linguístico em que uma mesma palavra tem dois ou mais significados.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Para desfazer os hipérbatos, temos que colocar as frases na ordem direta, ou seja, na sequência sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Metafora e uma figura de linguagem que produz sentido figurativo por meio de comparacoes. Tambem e um recurso expressivo. Ja a hiperbole e a figura de linguagem que incide quando ha o exagero propositado em uma frase para definir algo de forma dramatica, passando uma ideia aumentada do que e a realidade.