Qual é a diferença entre amor e obsessão?

Perguntado por: afigueiroa . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Quando uma pessoa está obcecada, se torna controladora, egoísta, inconsequente, desrespeitosa, ciumenta, e invasiva (com desconfianças e suspeitas infundadas). No amor, há confiança, respeito, sinceridade e muito diálogo.

O amor obsessivo pode e precisa ser tratado

  • Tensão constante quando a pessoa está longe;
  • Ciúmes excessivo e sem motivo;
  • Controle por meio de ligações e mensagens constantes;
  • Questionamentos invasivos em vez de conversas agradáveis;
  • Medo constante de perda, mesmo quando se está ao lado da pessoa.

3 tipos de obsessão, segundo Raul Teixeira

  • obsessão simples;
  • fascinação;
  • subjugação.

Em geral, os indivíduos que desenvolvem obsessão por alguém são aqueles que nutrem um medo muito grande do abandono e da rejeição, um temor que normalmente está associado à vivência de situações de rejeição durante a infância — que pode ser real ou apenas interpretativa.

“Ela geralmente dura cerca de dois a três anos, mas pode durar vários anos e mesmo décadas.”

As causas do Transtorno Obsessivo Compulsivo são de origem física e psicológica. Vejamos algumas possíveis causas do TOC. Fatores biológicos: traumatismo craniencefálicos, derrames, acidentes cerebrais, encefalites, Parkinson, Síndrome de Tourette, mudanças na fisiologia cerebral, herança genética.

O indivíduo pode se tornar obcecado por vários motivos, a busca por obter o que deseja, como numa relação amorosa, por exemplo, estando ou não com o parceiro, a pessoa obcecada procura focar toda sua vida em função da outra, deixando de lado até mesmo seus interesses pessoais, suas interações de amizades com outras ...

1 – Olhar fixamente
Os olhos são um dos mais importantes sinais. Quando você está apaixonado, você involuntariamente mantém seus olhos focados na pessoa que ama. Os seres humanos naturalmente são adeptos ao contato visual, e quando existe paixão isso fica ainda mais evidente.

“As obsessões são caracterizadas como fenômenos mentais, como pensamentos, imagens ou impulsos, que são, em geral, intrusivos, repetitivos e indesejáveis”, explica o psiquiatra Maurício Henriques Serpa. Ele cita, como exemplo de obsessão, a ideia de poder ser contaminado ao tocar um objeto ou uma pessoa.

Nem sempre é um transtorno ficar obcecado por uma pessoa, mas pode ser dependendo da forma e intensidade dessa obsessão, assim como se isso traz sofrimento a pessoa obcecada ou ao obsediado. Nesses casos recomendo uma avaliação psicológica. Nem sempre. A experiência de estar apaixonado traz componentes obsessivos.

Corte totalmente as pessoas obsessivas da sua vida. Não as visite em datas comemorativas nem em ocasiões especiais. Nunca tente tranquilizar uma pessoa obsessiva, pois ela pode interpretar o seu comportamento como um sinal de submissão e fraqueza. Nunca marque um encontro sozinho com uma ex obcecada.

A pessoa com o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva fica preocupada com ordem, perfeccionismo e controle sobre si mesma e sobre as situações. Para manter uma sensação de controle, a pessoa dá enfoque a regras, detalhes triviais, procedimentos, cronogramas e listas.

Significado de Obsessivo
Que aborrece alguém com ideias ou solicitações insistentes. substantivo masculino Pessoa obsessiva, que sofre com alguma obsessão, que age tendo uma ideia fixa ou necessidade intensa de fazer algo ou de se comportar de determinada forma.

Dá-se a obsessão simples, quando um Espírito malfazejo se impõe a um médium, se imiscui, a seu mau grado, nas comunicações que ele recebe, o impede de se comunicar com outros Espíritos e se apresenta em lugar dos que são evocados.

A principal causa para o desenvolvimento de POC são os estados de Ansiedade gerados por experiências traumáticas do passado, nomeadamente Ataques de Pânico. Em resposta ao medo, e de forma a baixar os níveis de Ansiedade sentidos, desenvolvem-se pensamentos obsessivos e/ou comportamentos compulsivos e repetidos.