Qual é a diferença entre amor e desejo?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Ambas são sensações intensas. Amor é a experiência de se sentir conectado ou ligado a outra pessoa. Essa conexão inclui proximidade emocional ou intimidade. A luxúria, por outro lado, não vem com esse tipo de apego: é um sentimento impulsionado, principalmente, pelo desejo físico e está enraizado no momento.

Entretanto, amor e desejo não são conceitos mutuamente exclusivos. Há relações nas quais o amor existe, relações nas quais o desejo é compartilhado com a atração física e, finalmente, relações nas quais o amor e o desejo existem em partes iguais.

Quando temos desejo por alguém, na verdade temos a sensação de que aquela pessoa nos possui, como se fosse algo que esteja sob o nosso domínio e que só estaremos felizes se estivermos com esta pessoa. Também podemos dizer que temos desejo quando queremos suprir nossas vontades sexuais com alguém.

O desejo sexual masculino é um processo complexo, que envolve mais de 30 neurotransmissores, péptidos e hormônios e, que ainda por cima, sofre com a influência de fatores psicológicos e relacionais, bem como o desejo feminino. Além disso, ele é ativado por meio de diversos estímulos.

A libido masculina tem raízes em duas áreas cruciais do cérebro: o córtex cerebral e o sistema límbico. Essas regiões desempenham um papel fundamental no desejo e no desempenho sexual do homem, a ponto de a satisfação sexual poder ser alcançada apenas por meio de pensamentos ou sonhos.

Por meio do mapeamento cerebral, foi descoberto que o estado mental alterado pela paixão dura, geralmente, de 18 a 48 meses. “Durante esse período, a química cerebral é marcada pelo prazer e pela euforia, mas, com o fim dessa fase, a checagem racional do amor é o próximo passo da relação”, analisa Cibele.

Sim. Normal. Atração física é um estimulo hormonal, não tem a ver com "amor" especificamente. Você pode gostar do seu par, mas, nada impede que você olhe para outras pessoas.

Essa produção fora do comum explica a sensação causada de ter o corpo e a mente fora de controle. Diz-se que "rolou uma química" quando as duas pessoas são afetadas por esta produção hormonal, os chamados feromônios, hormônios que, nos animais, se destina a estimular a escolha de um parceiro e o acasalamento.

A inquietude do desejo
Há mais de mil anos sendo investigado pela filosofia, sociologia, antropologia e, mais recentemente, pela psicanálise, não existe uma única definição para o desejo. Aristóteles, por exemplo, já dizia ser uma atividade ou um movimento da alma em direção a algo que falta ou a um objeto que se quer.

Sinais que te ajudarão a identificar se é amor ou desejo

  1. Você só quer se divertir. ...
  2. Suas intenções vão em uma só direção. ...
  3. Você quer construir um relacionamento. ...
  4. Você quer estar junto nos bons e nos maus momentos. ...
  5. Vocês não se complementam.

O ato de ficar atraído por alguém pode surgir por vários fatores, sejam eles sexuais, físicos, emocionais, etc. Esses sentimentos podem ser recíprocos, o que chama-se "atração mútua", ou seja, quando é partilhada por ambas as partes envolvidas. Ver também: afinidade e sentimentos que podem ser confundidos com amor.

Segundo a psicóloga Fabiane Curvo, a paixão é um sentimento de desejo. A atração sexual também. A diferença é que na paixão a gente quer se relacionar amorosamente com o outro, quer ser aquilo que o outro tem e pode sentir também uma certa admiração.

De acordo com Klinjey, o amor só pode ser conquistado se antes tiver o respeito e admiração. Para a geração passada, o respeito era mais importante que o amor.

bumbum

Na preferência masculina, o bumbum ganha disparado
A pergunta estava relacionada às partes do corpo que as mulheres mais se preocupavam, como seios, abdômen ou bumbum. Em primeiro lugar, disparado, apareceu o bumbum. E, sim, eles também prestam mais atenção a essa região do corpo feminino.

Pratique atividade física
A prática de atividade física melhora as condições cardiovasculares e promove a liberação de endorfina, um hormônio capaz de proporcionar bem-estar, prazer e mais ânimo. Essa melhora – física e mental – é uma grande aliada para uma vida sexual plena e, portanto, ajuda a aumentar o libido.

A média é de dois anos. Outros elementos, não só os químicos, influenciam, claro, como o lado psicológico, as personalidades, o histórico de relacionamentos, o grau de expectativa que cada um cria, o tipo de educação, o relacionamento que teve com os pais, a cultura, que é muito importante."

Apaixonar-se pela primeira vez traz uma explosão de hormônios. Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

O melhor de tudo é saber que uma atração forte pode ser indício de uma conexão muito mais intensa e profunda entre duas pessoas. Além dessa pessoa te causar toda essa atração incontrolável, ela também pode ter uma ligação energética com você, podendo ser um encontro de almas e uma conexão espiritual.

Um homem apaixonado pode expressar seus sentimentos através de gestos, como abraços, beijos e carícias. Veja se ele quer estar perto de você. Uma das principais características de um homem apaixonado é que ele vai querer passar tempo com a mulher que ama. Se ele sempre quer estar perto de você, é um sinal positivo.