Qual é a diferença entre amor e compaixão?

Perguntado por: oreis . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Diferente do sentido usual do termo, compaixão é uma palavra formada pelo prefixo "com" e pela palavra "passio", que significa sofrimento. Sofrer junto, estar junto. O amor, por sua vez, é a condição de conexão entre os seres vivos, o amor associa, junta, coloca lado a lado, une.

Amor não existe, o que existe é algo mais sofisticado que se chama empatia: colocar-se no lugar do outro, olhar a necessidade do outro, admitir em nosso universo psíquico que o outro existe em suas alegrias, aflições e dores, independentemente de todas as diferenças.

Compaixão empática: é a compaixão focada em sentir e entender o sofrimento alheio. Compaixão de ação: consiste na compaixão que vem acompanhada de uma ação com o objetivo de reduzir a dor física ou emocional do outro.

A psicologia moderna define a compaixão como “o sentimento que surge quando se testemunha o mal-estar (sofrimento, estresse) do outro (ou o próprio), e que gera a motivação ou desejo de ajudar (ou de se cuidar)”.

Ajudar um amigo, acolher alguém com dor ou fome ou perdoar são exemplos desses marcos como a parte de ação da compaixão.

O que é Compaixão:
Por exemplo, se alguém sente tristeza por presenciar a miséria ou infelicidade de outro indivíduo, esta empatia pode ser entendida como compaixão. Diferentemente do simples sentimento de empatia, a compaixão se foca no desejo da pessoa de aliviar o sofrimento da outra pessoa.

O que é amor ao próximo? Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.

Elas sofrem de alexitimia. Alexithymia é uma palavra com raízes gregas: a partícula a tem um sentido de negação, de "falta ou ausência"; lex, significa "palavra"; e thymos é "emoção ou sentimento". Literalmente, alexitimia pode ser traduzida como sem palavras para sentimento.

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

Amar o próximo é uma atitude que beneficia o outro, mas também a nós mesmos. O que muitas pessoas não percebem é que a manifestação desse sentimento pode ser feita de diversas formas. Muitos acreditam que demonstrar amor está relacionado a abraços ou a outros atos mais concretos, como demonstrar isso verbalmente.

Sim. Normal. Atração física é um estimulo hormonal, não tem a ver com "amor" especificamente.

São três os componentes da autocompaixão: a autobondade (substituição da autocrítica por palavras mais gentis); a humanidade comum (reconhecimento de que o sofrimento e o fracasso pessoal são experiências universais); e a atenção plena (estar presente no aqui e agora, observando as emoções negativas sem focá-las nem ...

Significado de Compassivo
adjetivo Que possui ou demonstra compaixão; que compartilha dos sofrimentos alheios: indivíduo compassivo. Característica de quem se compadece, se emociona e tem vontade de ajudar alguém numa situação de tragédia, infortúnio; compadecido. discurso compassivo.

Trata-se principalmente de familiarizar-se com uma visão clara e justa das coisas, além de cultivar qualidades que todos nós possuímos, mas que permanecerão em estado latente se não nos esforçarmos para desenvolvê-las.

A compaixão nos leva à ação. Não se trata de sentir pena, mas, sim, de mostrar respeito e tomar alguma atitude para amenizar aquilo que o outro está sentindo. É exatamente aí que está seu poder, no desejo de querer ajudar pura e simplesmente para fazer o bem.

Outros benefícios da compaixão são o sentimento de maior felicidade, maior otimismo, humor mais positivo, diminuição do estresse, se tornar uma pessoa mais agradável e a melhora da capacidade de se relacionar com os outros.

De acordo com o autor, emanar sentimento de bondade, em frases como “que você não sofra”, “que encontre a paz” e “que tudo dê certo” são exemplos de como exercitar a compaixão para com os demais.

Compaixão é uma característica fundamental dos que buscam santificação, e essa característica divina se entrelaça com outros atributos cristãos, tais como chorar com os que choram, demonstrar empatia, misericórdia e bondade.

Empatia é sentir o que outra pessoa sente. Compaixão é a empatia em ação. Compaixão é ver o mundo de uma pessoa através de suas lentes, você entende como ela se sente e então você faz algo a respeito.

Sentir Compaixão é uma forma ética de viver. Quem foi treinado para o ódio, torna-se incapaz de manifestar empatia em relação ao sofrimento que aflige o outro e a natureza. A ética da Compaixão faz com que a vida do outro e do planeta pulsem também dentro de cada indivíduo.