Qual é a diferença entre amor e caridade?

Perguntado por: ngomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O amor é o sentimento; brota em nós espontaneamente. A caridade é a mobilização de nossa vontade por esse sentimento, para que algo façamos em benefício de alguém ou de alguma coisa.

Por outro lado caridade é algo que expressa ação e não apenas sentimento, ou seja, amor é algo que sentimos enquanto caridade é algo que praticamos.

A caridade é a virtude de amar ao próximo como amamos a nós mesmos.. É a atitude de agir com quem precisa, sem interesse e sem esperar nada em troca. De acordo com o portal Religião em Liberdade, A caridade é um princípio cristão construído há séculos e que se mantém até os dias de hoje.

Quando percebemos que devemos amar uns aos outros como Ele nos ama, compreende-se que a caridade tem como significado o amor, a preocupação e a solidariedade. Assim sendo, quando a caridade é feita, é preciso que ela tenha um interesse genuíno, vindo do coração de quem está praticando.

O tema do DNJ 2022 foi “Quem vive a caridade, vive em Deus.” (S. Pe. Pio), em sintonia com o ano da caridade que está sendo celebrado, de acordo com o plano pastoral e em preparação para o jubileu de 75 anos da Diocese.

Vivendo em Deus, por conseguinte, não se pode ter amargura alguma porque Deus é delícia, doçura e alegria infinita! É esta a razão pela qual os amigos de Deus são sempre felizes! Mesmo se doentes, necessitados, aflitos, atribulados, perseguidos, nós estamos alegres.

A expressão mais completa da caridade é fazer aos outros o que queremos que nos seja feito, usando de benevolência para com todos e de indulgência frente às suas imperfeições. A severidade para com as nossas imperfeições também é uma manifestação de caridade para conosco mesmos.

Praticar a caridade nos faz perceber o quanto o mundo é maior, o quão importante é praticar a humildade. Praticar a caridade constrói um mundo melhor, porque nos salva da indiferença. Praticar a caridade nos dá a possibilidade de fazer a diferença ao próximo, e faz com que os dias tenham um sentido maior.

Sabendo disso, Paulo escreveu ao povo de corinto estabelecendo uma igualdade entre o amor e a caridade. Os dois são a mesma coisa. Tem gente que pensa ser a caridade apenas um gesto de boa vontade, como dar agasalhos para alguém com frio. Paulo em sua epistola fala da caridade com muito carinho.

Etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo.

Na primeira carta de Paulo aos Coríntios encontramos a frase muito conhecida: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor” (cap. 13, 13).

1 compaixão, amor, bondade, benevolência, piedade, misericórdia, beneficência, generosidade, humanidade, humanitarismo, prodigalidade, liberalidade, filantropia, altruísmo, solidariedade, magnanimidade, munificência.

A caridade é sofredora, é benigna: a caridade não é invejosa: a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Rezar e servir, amar e contemplar, realidades indispensáveis para o discípulo de Jesus. Contemplar o mundo com os olhos de Deus e perceber o grito que clama das várias faces da pobreza e da agonia da criação.

A caridade é a plena manifestação do amor de Deus que está em nós. Por conseguinte, a caridade “nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.

Caridade é um ato repleto de afeto e valor
É nesse amor a Deus que a pessoa caridosa encontrará o desejo verdadeiro de socorrer o outro, de garantir a sua dignidade, vendo nele a face de Jesus.

A origem dessa palavra vem do latim, “caritas” - algo como amor (uma espécie de amor incondicional), que por sua vez descende do grego “cháris”, que quer dizer graça, a mesma origem de “caro”, ou seja, aquilo que lhe possui valor.

Quem faz caridade é Igreja. Quem gosta de palhaço é circo. Quem gosta de criança é creche. E quem gosta de você é sua mãe.

Essa Colônia fica dentro da Colônia das Flores, que é uma das Colônias Espirituais mais antigas e maiores instaladas sobre o Brasil. Ela fica acima do Estado de Santa Catarina, adentra ao Estado do Paraná, Mato Grosso do Sul e um bom pedaço do Estado de São Paulo.